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Política Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015, 21:36 - A | A

Segunda-feira, 28 de Setembro de 2015, 21h:36 - A | A

VLT

Botelho visita vagões do VLT em VG e critica ‘farra com dinheiro público’

 "Foi uma verdadeira farra com o dinheiro público. A sociedade não pode pagar por isso", disse o deputado.

Redação VG Notícias com Flávia Borges

O presidente da Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transportes da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), visitou na tarde desta segunda-feira (28.09) o Centro de Manutenção e Controle de Operações, próximo ao Aeroporto Marechal Rondon, para verificar a situação dos vagões do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

 "Foi uma verdadeira farra com o dinheiro público. A sociedade não pode pagar por isso", afirmou. Botelho.

O parlamentar se reuniu com o representante da CAF, Ricardo Sanches, responsável pelo material rodante fabricado na Espanha, e uma das cinco empresas que compõe o Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande, e questionou alguns pontos, entre eles, sobre o atraso nas obras e soluções para que o modal funcione.  

"Como se vê, não há nada aqui. Apenas a estrutura do local e os vagões. Foi assim que o governo passado nos entregou o VLT. Não houve um projeto com começo, meio e fim", afirmou o deputado do PSB.

Botelho garantiu que vai convocar o secretário de Cidades, Eduardo Chiletto, para conhecer o estudo que tem sido produzido pelo governo estadual para viabilizar a conclusão das obras.

"Eu defendo que seja feito pelo menos uma parte, até o CPA, para não perdermos o que já foi gasto. Mas isso só será definido após conhecermos o relatório do governo", pontou o deputado.

Já foram gastos cerca de R$ 1,5 bilhão nas obras do VLT, que seria o primeiro da América Latina, mas acabou "emperrado". A promessa inicial era de que o VLT seria entregue para a Copa do Mundo de 2014.

"Buracos foram abertos nas ruas, empresários foram desapropriados, uma série de prejuízos e isso não pode ficar assim. Não podemos simplesmente jogar fora. Tem que haver alguma saída para esse problema", alegou o deputado.

Adquiridos por R$ 500 milhões, os veículos estão expostos ao sol e a chuva no pátio do CCO. O próprio TCE já emitiu alerta ao Estado pelo fato dos vagões estarem se deteriorando sem nenhum tipo de preservação.

Orçado inicialmente em R$ 1,4 bilhão, o VLT já consumiu aproximadamente R$ 1,5 bilhão aos cofres públicos. Apesar do pagamento de mais de 60% de toda a obra, o TCE apontou em relatório que menos de 30% dos serviços foram efetivamente executados.

Servidores da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), Gabinete de Assuntos Estratégicos (GAE) e Controladoria Geral do Estado (CGE) iniciaram a análise das propostas nesta segunda-feira (28.09) e até a próxima quinta-feira (01.10), deve anunciar o nome da vencedora que será responsável por apresentar relatório sobre a viabilidade financeira do VLT. Análise técnica sobre o cronograma de término de obras, estimativa de demandas de operação nos próximos 20 anos, proposta de integração do modal à matriz de transporte da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, como também cronograma de desembolso do Estado para implantação do VLT. 

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