O deputado estadual Gilberto Cattani (PSL) em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (09.09), comentou o posicionamento do ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), que reagiu às críticas do presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido) por ameaçar descumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes.
Ontem, Luiz Fux afirmou que "ninguém fechará" a Corte e destacou que desprezar as decisões judiciais configura crime de responsabilidade.
“Nós temos uma Constituição, ela vai ser mantida e obedecida. Se eles vão sair ou não, quem vai respeitar quem, a Constituição é quem vai determinar e vamos seguir ela à risca”, declarou o deputado.
Questionado se o discurso prejudicou Bolsonaro, Gilberto Cattani, acredita que não. Segundo ele, a reação e os pedidos de impeachment fazem parte.
“É um direito de qualquer partido, de qualquer cidadão pedir impeachment de quem quer que seja. Já ouviram falar no Conselho da República, está no artigo 80 e 90 da Constituição, é um direito do presidente convocar o Conselho de República. Após o Conselho convocado e deliberado serem tomadas algumas medidas, quais são essas medidas? Não sei, primeiro o conselho precisa reunir. É aguardar”, declarou o deputado.
Consta entre as competências do Conselho da República deliberações sobre temas como intervenção federal, estado de defesa, estado de sítio e questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas.
Para o deputado, o objetivo da convocação do Conselho de República seria para deliberar sobre casos extremos, como por exemplo, as decisões adotadas pelo ministro Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das fake news.
"Existem pessoas presas sem cometer crime algum e outras sendo cassadas que nem um bicho, que nem um animal do mato sem cometer nenhum crime, eu acho que tem uma ruptura. No meu entendimento é mais que um abuso, é não respeitar, é um autoritarismo”, declarou.
Leia mais: Bloqueios em rodovias não devem avançar, mas devem elevar preço dos produtos em MT
Já sobre o bloqueio das rodovias pelos caminhoneiros, Gilberto Cattani afirmou que o movimento não atrapalha Bolsonaro, mas atrapalha a vida dos brasileiros.
“Atrapalha a vida dos brasileiros, principalmente os mais pequenininhos", declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).