A Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade o requerimento do deputado federal Júlio Campos (DEM/MT) para realização de audiência pública com o objetivo de discutir o desenvolvimento de tecnologias de informática voltadas a atender as necessidades dos deficientes visuais.
O parlamentar destacou a expressivo número de deficientes visuais no país, estimado em 16 milhões de pessoas que sofrem com alguma deficiência visual, que vai desde a irregularidade da visão até a cegueira. Por isso, ele destaca que esses cidadãos precisam estar inseridos na realidade social e isso compreende a inclusão de tecnologias adaptadas a eles. O que permitirá que possam exercer seus plenos direitos de cidadania e ainda ter condições de participar do mercado de trabalho.
“Hoje a sociedade vive na era da internet, temos que dar condições para que os deficientes visuais não sejam totalmente excluídos, e possam estar em contato com o mundo, pois a educação e as tecnologias são condições essenciais para o desenvolvimento social, econômico e político”, argumentou Júlio Campos.
Segundo o parlamentar faz-se necessário também o desenvolvimento contínuo de ferramentas de informática, que possam gerar instrumentos cada vez mais eficazes para traduzir informações visuais em estímulos que possam ser apreendidos por deficientes visuais.
“Desta forma, é importante discutirmos como estão sendo pensadas e implementadas essas políticas para desenvolvimento dessas pessoas”, afirmou Júlio Campos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).