por Rojane Marta & Lucione Nazareth/VG Notícias
Após lideranças do movimento “Acorda Várzea Grande” ter uma longa conversa com o prefeito Walace Guimarães (PMDB), no final da tarde de ontem (27.06) – vésperas da manifestação prevista para esta manhã -, o protesto perdeu forças e aproximadamente 50 pessoas compareceram ao local.
A concentração da manifestação foi desde as 07 horas na praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo - em frente ao Colégio Pedro Gardes, na avenida Filinto Muller. Porém, apenas um pequeno grupo de pessoas foi ao local. Neste momento (09h08min) o grupo já está quase chegando a Câmara Municipal – para onde será o destino final da manifestação.
Em entrevista ao VG Notícias um dos líderes do movimento, Afonso Alves, disse que o foco agora da manifestação é a Câmara de Várzea Grande. Pois, segundo ele, em conversa ontem com o prefeito, foi prometido à redução da tarifa do transporte coletivo – para R$ 2,60 -, e a volta dos cobradores.
Afonso falou que Walace garantiu ao grupo que ainda nesta sexta-feira (28.06) irá encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal, regulamentando a redução da tarifa e também determinando a volta dos cobradores. Por isso, eles pretendem fazer “pressão” nos vereadores várzea-grandenses para convocar uma sessão extraordinária para aprovação dos projetos.
“Ele prometeu a redução da tarifa, para voltar a R$ 2,60, e a volta dos cobradores. O prefeito disse que irá pegar uma planilha de custo para ver porque houve o aumento e também fará uma planilha para comparar com a da empresa. Ele garantiu que irá encaminhar um projeto de lei para Câmara para regulamentar a redução da tarifa e também para a volta dos cobradores” destacou o líder do movimento, e complementou que quando esses projetos estiverem em votação na Casa de Leis será feito um novo movimento para acompanhar de perto a aprovação. Eles estão convictos que os projetos irão entrar em votação já na próxima quarta-feira (03.07).
Segundo Afonso, Walace também prometeu acelerar o estudo para implantação do passe livre no município.
Quanto ao pequeno número de pessoas que compareceram a manifestação, Afonso explicou que é devido a rede estadual de ensino não ter aula hoje, e ainda, disse que há outro grupo aguardando em frente ao Fiotão para seguir a manifestação.
Reivindicações - Os manifestantes cobram a implantação do passe livre no município, Educação de qualidade, melhorias na Saúde, investimentos na Segurança Pública, incentivo a cultura várzea-grandense, contra a corrupção e má administração, entre outras reivindicações. O grupo, mobilizado pela rede social Facebook, alerta que o “movimento não é filiado a nenhum partido político, e o que eles buscam é ter “consciência política”.
Veja matérias relacionadas:
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).