Mais uma vez, a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) foi realizada de forma “relâmpaga”, devido à falta de quórum para apreciação e aprovação de projetos de leis. Apenas seis deputados compareceram na sessão matutina desta quarta-feira (02.03).
Assim como já ocorreu em outras oportunidades, alguns parlamentares de Mato Grosso deixaram de comparecer ao legislativo para votarem projetos de interesse da sociedade, atitude essa “classificada”, pelo deputado estadual e líder do governo, Wilson Santos (PSDB), como “desrespeito à sociedade mato-grossense”.
“Não podemos mais aceitar que isso aconteça na Assembleia Legislativa. Deputados faltam e projetos importantes deixam ser votados. Não podemos mais assistir essas ausência permanentes que prejudicam a Assembleia”, disse o parlamentar.
O deputado cobrou que seja descontado a falta nos salários de cada parlamentar, medida está que foi proposta pela Mesa Diretora do Legislativo como forma de “conter a falta dos deputados”. “Parlamentar falta e não é descontado do seu salário. Tem que descontar, assim como foi anunciado”, cobrou Santos.
O deputado Oscar Bezerra (PSDB), que presidiu a sessão, também lamentou a ausência dos colegas de parlamento e disse que providências precisam ser adotadas para que as faltas não continuem a atrapalhar os trabalhos no legislativo.
Os deputados que compareceram na sessão foram: Wilson Santos, Oscar Bezerra, Altir Peruzzo (PT), Sebastião Rezende (PR), José Carlos do Pátio (Solidariedade), Wagner Ramos (PR) e Zeca Viana (PDT).
As ausências Justificadas – Segundo a Assembleia Legislativa, os deputados Eduardo Botelho (PSB), Meraldo Sá, José Domingos Fraga (PSD) e Pedro Satélite (PSD), tiveram suas faltas justificadas, já que estão em Brasília tratando de assuntos do Legislativo junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Já o deputado Romoaldo Júnior (PMDB) está de licença médica. O deputado Leonardo Albuquerque (PDT) viajou para o Estado de Santa Catarina para representar a AL/MT em um evento, enquanto que o deputado Maxi Russi (PSB) estava em uma reunião com membros do Tribunal de Justiça para tratar sobre a CPI das Cartas de Créditos.
O presidente da AL/MT, deputado Guilherme Maluf (PSDB) até compareceu, mas deixou o Legislativo porque estaria com uma pessoa da família hospitalizada – essa informação não é oficial.
Os demais deputados: Pery Taborelli (PV) e Jajah Neves (PDT) que representam Várzea Grande -, Emanuel Pinheiro (PR), Janaina Riva (sem partido), Dilmar Dal Bosco, Mauro Savi (PR), Ondanir Bortolini - o Nininho (PR), Baiano Filho (PMDB), Wancley Carvalho (PV), não apresentaram justificativas referente à falta na sessão.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).