Uma pessoa foi presa e três garimpos ilegais, sendo Babalu, CooperPontes e Sararé, na região de Pontes e Lacerda (a 444 km de Cuiabá) foram fechados, pela Polícia Federal (PF), durante a operação Alfeu IV, realizada na manhã desta segunda-feira (13.12).
A PF apreendeu sete escavadeiras hidráulicas, cerca de 50 motores estacionários e outros equipamentos. As investigações mostram que os garimpeiros se mobilizavam por grupos de mensagens no WhatsApp para explorarem as terras.
Em entrevista coletiva, o delegado Roberto Moreira, disse que pessoas estavam vindo de outros Estados para os garimpos de Mato Grosso. Segundo ele, os locais são monitorados via satélite durante todo ano.
A operação foi executada com apoio da Funai, Força Nacional, e Polícia Rodoviária Federal. O delegado disse que a base da Funai desativada no local, colabora para que os garimpeiros voltem. Segundo a PF, está sendo viabilizado a reativação da unidade.
A Polícia Federal realizou nove operações neste ano para combater garimpos ilegais em terras indígenas de Mato Grosso. Em destaque, a 'Operação Alfeu' e a 'Rio de Ouro' que combateram garimpos ilegais de ouro no Estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).