A Operação Sisamnes deflagrada nesta terça-feira (26.11) por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), tem como alvo os desembargadores Sebastião Moraes Filho e João Ferreira Filho do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
A Polícia Federal cumpre neste momento no TJMT busca e apreensão no gabinete dos desembargadores Sebastião Moraes Filho e João Ferreira Filho, afastados da função. A PF pediu acesso a todos os documentos dos investigados.
Além dos magistrados, também foram alvos o empresário Valdoir Slapak, o advogado Flaviano Kleber Taques Figueiredo, Andreson de Oliveira Gonçalves, lobista apontado como negociador das sentenças e a advogada e esposa de Andreson, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves.
Haroldo Augusto Filho, sócio da empresa Fource Mineração LTDA em conjunto com Valdoir Slapak, também foram alvos da operação. Mauro Thadeu Prado de Moraes, filho de Sebastião de Moraes também consta entre os alvos. Outro investigado é Rodrigo Vechiato da Silveira, advogado e ex-assessor de Sebastião de Moraes. Já Rafael Macedo Martins, alvo da operação, é servidor do TJMT lotado no gabinete de Sebastião de Moraes. Ele foi exonerado da função.
A investigação iniciou após a morte do advogado Roberto Zampieri ocorrida em dezembro de 2023. Ele foi morto com 10 tiros dentro do próprio carro em frente ao escritório onde trabalhava em Cuiabá.
Leia também: PF cumpre mandado de prisão contra lobista de MT acusado de comprar sentenças
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).