A Câmara Municipal de Barra do Garças (a 509 km de Cuiabá) foi alvo da Operação Transparência, que visa o cumprimento de mandados de busca e apreensão para apurar supostos recebimentos indevidos de verbas praticadas por servidores da gestão anterior.
Os mandados foram cumpridos em quatro setores da Casa de Leis, sendo contábil, jurídico, arquivo e recursos humanos.
Os trabalhos foram realizados pela Polícia Civil, por meio da Delegacia de Barra do Garças, em conjunto com o Poder Legislativo do município, que procurou esclarecer os fatos envolvendo funcionários e dinheiro público.
Os fatos irregulares foram identificados pelo presidente da Câmara responsável pelo biênio 2021/2022, que verificou verbas indevidas sendo repassadas para servidores concursados. Na época, um desligamento de parte dos servidores já aposentados pelo INSS foi realizado e o Ministério Público, Tribunal de Contas e a Polícia Civil foram comunicados sobre o assunto.
Com a implantação da digitalização do acervo de documentos na Câmara Municipal de Barra do Garças, os documentos que estavam no arquivo físico foram remetidos à 1ª Delegacia de Polícia de Barra do Garças, sendo confirmado após a análise dos documentos os fatos denunciados.
As ordens judiciais foram emitidas pelo delegado Pablo Borges Rigo, que busca apreender novos elementos que sejam capazes de auxiliar o aprofundamento das investigações, como computadores e documentos, que possam estar ocultos em setores da instituição pública. O material apreendido será analisado e periciado.
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