01 de Dezembro de 2024
01 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 08:24 - A | A

Quarta-feira, 14 de Setembro de 2022, 08h:24 - A | A

A casa caiu

Quadrilha veio do Piauí para escavar túnel de acesso à PCE em Cuiabá

A casa foi alugada por um mestre de obra

Gislaine Morais/VGN

Nove adultos foram presos e três adolescentes foram apreendidos em flagrante em uma residência escavando um túnel em direção à Penitenciária Central (PCE), em Cuiabá, nessa terça-feira (13.09). Um dos presos é mestre de obras responsável em organizar a escavação.

A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) chegou à localização da casa, no bairro Jardim Industriário I, após a Polícia Civil receber uma informação pelo disque denúncia 197. Equipes da unidade especializada se dirigiram ao local para averiguar a denúncia e surpreenderam um grupo de dez homens e duas mulheres na residência, trabalhando em diversas funções de suporte e execução para cavar o túnel em direção à unidade prisional.

Na residência estavam armazenados dezenas de sacos de areia e outros materiais retirados do túnel, que já tinha aproximadamente 30 metros escavados, conforme os próprios suspeitos informaram. Foram apreendidos materiais usados na escavação, como pás e picaretas, entre outras ferramentas, além de cestas básicas e reservatórios de água.

De acordo com o delegado Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o grupo estava há 20 dias na residência, alugada em nome de um mestre de obras, cooptado por uma facção criminosa, responsável por organizar e coordenar a escavação do túnel. Todas estas informações foram coletadas em entrevistas preliminares com os suspeitos e serão apuradas no decorrer da investigação.

Os responsáveis pela escavação vieram do Piauí para a empreitada criminosa - alguns já tinham experiência em atividades garimpeira, com trabalho em escavações. Três deles têm passagens criminais por delitos como roubo, furto e violência doméstica.

O grupo trabalhava isolado, sem sair da casa. Para isso, estocaram alimentos e água suficientes para o abastecimento dos 12 suspeitos.

As mulheres detidas, uma adolescente e uma adulta, eram responsáveis por fazer a alimentação do grupo e ajudar em outras atividades na residência.

Com a prisão dos 12 suspeitos, as investigações da GCCO seguem para apurar novas informações, como a participação direta e indireta de outras pessoas, e chegar aos responsáveis pela contratação da empreitada criminosa. (com informações da PJC)

Leia mais 

GCCO encontrado túnel que dava acesso a PCE em Cuiabá

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760