19 de Outubro de 2024
19 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sexta-feira, 30 de Junho de 2023, 11:48 - A | A

Sexta-feira, 30 de Junho de 2023, 11h:48 - A | A

Veja vídeo

Professor que agrediu aluno PNE em surto é afastado da sala de aula

O menor teria jogado cadeiras e mesas em outros alunos, causando alvoroço

Gislaine Morais/VGN

Um professor, que não teve a identidade revelada, foi afastado das atividades em sala de aula na Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, no município de Sinop (a 479 km de Cuiabá), após agredir um aluno em crise de ansiedade, com laudo de Transtorno Opositor Desafiados (TDH) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), na manhã desta quinta-feira (29.06).

Conforme o boletim de ocorrência, os policiais da ronda escolar foram acionados pela direção da escola, informando que o aluno com laudo de Autismo, TDH, TOD e suspeita de Esquizofrenia, estava em surto e muito agressivo.

No local, os militares ouviram a professora, monitora e coordenadora, que informaram que o estudante tem histórico de agressões contra a diretora da Escola Djalma Guilherme e alunos. Na época, foi registrado boletim de ocorrência.

Já na manhã dessa quinta (29), o aluno não estava respondendo a nenhuma ordenança nem estímulos por parte da sua monitora e professora, onde começou a bater na carteira muito forte e fora do controle. O menor teria jogado cadeiras e mesas em outros alunos, causando alvoroço, pânico e amedrontando os colegas, sendo que uma criança chegou a vomitar.

Os estudantes então pediram ajuda para um professor que estava em outra sala de aula. No local, o profissional da educação vendo o aluno em surto, tentou segurá-lo usando força moderada, mas não estava adiantando, pois, o menor insistia em jogar cadeiras. Diante da situação, para resguardar a integridade física dos outros alunos, o professor desferiu um soco no rosto do aluno em surto, sendo a única ação que conseguiu conter a fúria do estudante.

A mãe do menor foi acionada, assim como o Corpo de Bombeiros (CBM), conselheiros tutelares e profissionais da Diretoria Regional de Educação (DRE).

Outro lado – Em nota, a DRE informou que o professor precisou segurar o aluno na tentativa de evitar que ele se machucasse. A Diretoria Regional de Educação informou ainda, que tomou todas as providências, e comunicou que o professor foi afastado das atividades em sala de aula, pela DRE e pela Gestão da unidade, para apuração dos fatos.

Confira nota na íntegra:

1 – Sobre o caso de um estudante menor com laudo de Transtorno Opositor Desafiados (TDH) e de Transtorno do Espectro Autista (TEA), da Escola Estadual Olímpio João Pissinati Guerra, em Sinop, que teve uma crise de ansiedade na manhã desta quinta-feira (29.06) e que precisou ser segurado por um professor na tentativa de evitar que ele se machucasse, a Diretoria Regional de Educação do Polo Sinop informa que tomou todas as providências para apurar os fatos.

2 – Imediatamente, após ficar mais calmo, a família foi comunicada e o estudante foi encaminhado para acompanhamento em unidade de saúde de Sinop.

3 – O estudante recebe acompanhamento por parte da DRE desde 2022, quando foi matriculado na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme, também em Sinop, e onde também passou por crises de ansiedade.

4 – Além do acompanhamento por meio da equipe de Atendimento Psicossocial da DRE, o estudante é assistido pelo Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSI), pelo Conselho Tutelar e por uma equipe do Ministério Público Estadual (MPE).

5 – O estudante esteve afastado da escola do dia 03 de maio e 23 de junho por indicação médica, que aconselhou, por meio de laudo, que o estudante permanecesse sob os cuidados e vigilância de sua genitora em tratamento ou internação psiquiátrica, retornando a suas atividades no dia 26.

6 – Com relação ao professor, ele foi afastado das atividades em sala de aula, pela DRE e pela Gestão da unidade, para apuração dos fatos.

7 – Quanto à contratação de Professor Auxiliar para o estudante, foi feita mediante decisão judicial em virtude da ação gerada em 2022 pelas crises do estudante quando esteve matriculado na Escola Estadual Professor Djalma Guilherme, pois, os laudos médicos do estudante não são contemplados no rol de Classificação Internacional de Doenças (CID) que requerem professor auxiliar.

8 – A DRE do Polo Sinop reforça o seu compromisso em cumprir o que determina a Política de Educação Especial da Seduc-MT, com respeito e atenção que é devida ao estudante, bem como, ao que determina o Estatuto do Servidor Público em relação à apuração dos fatos.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760