23 de Fevereiro de 2025
23 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather 35°C
Energisa
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, 19:50 - A | A

Quinta-feira, 30 de Janeiro de 2025, 19h:50 - A | A

Eleição financiada

Gaeco investiga 22 políticos em MT por suposta ligação com facções criminosas

Segundo o promotor, há indícios de que alguns desses políticos tenham sido eleitos com apoio financeiro do crime organizado

Nicolle Ribeiro/VGN

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e promotor, Adriano Roberto Alves, revelou nesta quinta-feira (30.01) que aproximadamente 22 políticos de Mato Grosso estão sendo investigados por supostas ligações com facções criminosas.

Segundo o promotor, há indícios de que alguns desses políticos tenham sido eleitos com apoio financeiro do crime organizado nas eleições de 2024. "Estamos investigando pessoas que possivelmente receberam financiamento de facções criminosas [...] No momento, estamos apurando cerca de 21 ou 22 pessoas, entre Cuiabá e o interior do Estado. Alguns deles foram eleitos", afirmou.

A declaração foi dada em entrevista à Rádio Cultura 90.7 FM, enquanto o chefe do Gaeco comentava as denúncias sobre a influência de facções na eleição de parlamentares.

O assunto ganhou força após as declarações do prefeito de Cuiabá Abilio Brunini (PL), que afirmou que membros de facções estariam interferindo na composição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cuiabá.

Ademais, o vereador Rafael Ranalli (PL) também apontou que cerca de quatro a cinco vereadores teriam sido eleitos com o apoio direto do Comando Vermelho, seja por meio de financiamento de campanha ou pela intimidação da população.

Diante dessas denúncias, a Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), instaurou um inquérito para investigar o caso.

"Abilio foi convocado para prestar depoimento, mas informou que já havia sido ouvido pela Polícia Civil e pelo GCCO. Como o caso já está sendo investigado por essas instituições, decidimos acompanhar os desdobramentos e, se necessário, requisitar mais informações", concluiu Roberto.

Leia também - Trio é preso por envolvimento em golpe de R$ 113 mil e tráfico de drogas em Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760