A Polícia Civil prendeu 19 pessoas de uma organização criminosa envolvida em crimes de roubos, desmanche e revenda de caminhões. A prisão temporária ocorreu na manhã desta terça-feira (26.09), durante Operação Desmanche S/A, deflagrada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), em diversos municípios de Mato Grosso e fora do Estado.
Na operação, são cumpridas 177 ordens judiciais, abrangendo mandados de prisão, busca e apreensão, sequestro de veículos de luxo e bloqueio de mais de R$ 46 milhões, todos relacionados a organização criminosa.
Segundo informações da Polícia Civil, a Derfva passou meses investigando um esquema de crime organizado, onde o grupo criminoso estava envolvido no roubo de caminhões, desmontando-os para vender peças no mercado ilegal, através de empresas autopeças de fachada.
Na manhã de hoje, foram executados 19 mandados de prisão temporária, 26 de busca e apreensão, além do sequestro de bens móveis e imóveis, incluindo 32 veículos de luxo. Também houve a suspensão das atividades econômicas e financeiras de 12 empresas que eram usadas para o desmanche de veículos. A contadora do grupo também teve um mandado de prisão temporária expedido pela Justiça, e seu registro no Conselho de Contabilidade foi suspenso.
As investigações revelaram que o grupo criminoso estava dividido em duas células distintas. Uma delas era composta por proprietários de empresas, que coordenavam os roubos e desmanches de veículos, enviando os materiais roubados para as empresas de autopeças. A segunda célula era responsável por efetuar os roubos, desmanchar os caminhões e guardar os veículos ocultos nos barracões.
A Polícia identificou 12 empresas envolvidas no esquema, que apresentavam atividades econômicas e faturamentos substancialmente diferentes do padrão comum em seu setor, levantando suspeitas sobre a legalidade de suas operações.
Diante desses indícios, foi determinado o bloqueio e sequestro de R$ 46 milhões nas contas bancárias dos investigados, devido a movimentações financeiras altamente suspeitas e incompatíveis com suas atividades declaradas.
Entre os 32 veículos de luxo adquiridos com os proventos do crime, que foram alvo de sequestro na operação, destacam-se um Ford Mustang, três caminhonetes Amarok V6, duas Toyota Hilux, dois Toyota Corolla, duas Chevrolet S10, uma motocicleta Harley Davidson e uma Ford Ranger.
Além disso, 22 mandados de sequestro de bens imóveis foram cumpridos em todo o país, abrangendo todos os Cartórios de Registro de Imóveis, sobre os bens registrados em nome das pessoas físicas e jurídicas investigadas.
O delegado titular da Derfva, Diego Alex Martimiano da Silva, considerou a operação um marco na luta contra o crime automotivo em Cuiabá, desmantelando um forte esquema de roubo e desmanche de caminhões na região.
A operação não se limitou a Cuiabá, abrangendo diversos municípios de Mato Grosso, como Várzea Grande, Sinop, Mirassol D'Oeste, e também se estendendo a outros estados do país, como Rondônia, demonstrando a amplitude da ação e o compromisso na desarticulação desse esquema criminoso.
As buscas nas empresas investigadas contaram com o apoio da Superintendência de Fiscalização da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e de peritos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
Leia também: Motorista é preso com 60 kg de cocaína escondidos em compartimento secreto de caminhonete
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).