Seis homens acusados de extração ilegal de madeira foram presos, em Nova Ubiratã (502 km ao Norte), no último sábado (04.08). Os presos Edevaldo de Matos da Silva, 28, Edvivaldo Moreira da Silva, 34, Marcos Ferreira Campos, 30, Edson Filipaldi, e Raimundo Cardoso da Silva, ambos de 41 anos, todos moradores da cidade de Feliz Natal (536 km ao Norte), foram flagrados retirando madeira de dentro de uma fazenda, a cerca de 100 quilômetros do centro de Nova Ubiratã.
Uma sexta pessoa, que encomendava a madeira, também foi presa. Segundo a Polícia, a fazenda localizada na região do Distrito de Santa Terezinha do Rio do Ferro é de difícil acesso e ao entrar na propriedade, os policiais flagraram os cinco homens de posse de duas motocicletas e duas motosserras, apreendidas juntamente com 480 lascas de madeira da espécie Itaúba.
A extração ilegal de madeiras era coordenada por Jeová de Souza Rocha, 30, que segundo levantamento dos policiais, ficava com 30% da madeira retirada, enquanto os demais dividiam o restante. Jeová foi detido em sua residência, no Distrito de Santa Terezinha.
As investigações iniciaram com a denúncia de ameaças com arma de fogo ao dono do imóvel rural, de 40 hectares de preservação de mata nativa. O proprietário teria sido ameaçado ao tentar retirar a quadrilha da área há alguns meses.
Segundo as investigações, uma grande quantidade de madeira de Itaúba foi retirada do local, sem a autorização do proprietário. A quadrilha na posse da área, até o nome da fazenda já havia mudado. De fazenda “Anta Gorda” para fazenda “Santo Antônio”, conforme boletim de ocorrência registrado na Delegacia da Polícia Civil de Nova Ubiratã.
Os presos foram autuados por crimes contra o patrimônio, esbulho possessório, furto e formação de quadrilha, além de crime ambiental por estarem derrubando árvores e retirando madeiras sem a devida autorização do proprietário ou autarquia federal.
Os seis homens foram conduzidos ao Centro de Ressocialização de Sorriso, à disposição da Justiça.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).