A operação Lei Seca, que iniciou por volta das 23h45 e seguiu até madrugada deste domingo (1º.10), realizada nos dois sentidos da avenida Fernando Corrêa da Costa, em Cuiabá, culminou na prisão de 18 pessoas por dirigirem sob efeito de álcool e na remoção de 54 veículos.
Segundo a Polícia Militar, durante a operação foram fiscalizados 137 veículos, resultando em autuações para 51 deles. Além disso, foram realizados 144 testes de alcoolemia como parte da abordagem policial.
O balanço da operação revelou que foram confeccionados 71 autos de infração de trânsito. Destes, 23 foram por condução de veículo sob influência de álcool, 29 por condução de veículo sem registro ou licenciamento, cinco pela recusa em realizar o teste de alcoolemia, três por dirigir sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 11 por outras infrações relacionadas ao trânsito.
As prisões efetuadas durante a operação estão conforme o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que classifica a direção sob efeito de álcool como crime de trânsito.
As penalidades incluem detenção por um período de seis meses a três anos, multa e a suspensão ou proibição de obter a permissão, ou habilitação para dirigir veículo automotor.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).