06 de Outubro de 2024
06 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 08:02 - A | A

Terça-feira, 18 de Abril de 2023, 08h:02 - A | A

Operação Engrenagem

Operação mira criminosos que comandam roubos de dentro da cadeia em VG

Polícia apontou que 12 criminosos integravam quadrilha, sendo que cinco deles estão detidos em presídios

Redação VGN

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DERFVA), em conjunto com a Polícia Penal, cumpriu na manhã desta terça-feira (18.04) mandados judicias contra membros de uma quadrilha que orquestravam roubos e outros crimes de dentro de penitenciárias em Mato Grosso. Os mandados fazem parte da Operação Engrenagem.

De acordo com a Polícia, foram cumpridos ao todo nove mandados de busca e apreensão, sendo três alvos na Penitenciária Central do Estado (PCE), dois no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas (em Várzea Grande), um em Santo Antônio do Leverger, dois em Várzea Grande e quatro em Cuiabá. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande.

As investigações que chegaram ao grupo criminoso tiveram início para apurar o roubo de uma caminhonete, ocorrido em Várzea Grande, em que as vítimas foram mantidas reféns por horas, sendo obrigadas a realizar transferências bancárias e saques em caixas eletrônicos.

A Polícia apurou a existência de grupo criminoso voltado à prática de roubos de veículo automotores e extorsões, sendo constatada a atuação de suspeitos de dentro do sistema prisional, os quais utilizavam aparelhos celulares ilegais e exerciam papel de proeminência no grupo.

Foram identificados que 12 pessoas integram o grupo, e que alguns membros mesmo presos organizavam os crimes, obtinha as contas bancárias para recebimento das transferências que as vítimas eram obrigadas a fazer, além de se comunicar e comandar os executores do roubo e extorsão durante a ação.

Segundo o delegado responsável pelas investigações, Maurício Maciel Pereira Júnior, com a deflagração da operação, objetiva-se desarticular o grupo, obtendo importantes elementos de informação e de prova sobre os crimes praticados e sobre a identidade de outros membros.

“Essas medidas são fundamentais para o êxito das investigações e para cessação das atividades criminosas”, explicou o delegado.

Leia Também - "Picolezeiro" morre atropelado por carreta na BR-163

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760