A Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial contra ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriram nesta quarta-feira (28.02) mandados em Várzea Grande contra membros de uma organização criminosa responsável pelo financiamento do tráfico de drogas em Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. A ação faz parte da Operação Sierra Hotel.
De acordo com a PF, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Primavera do Leste, em Várzea Grande, tendo como alvos ainda moradores das cidades de Primavera do Leste, Cuiabá, Guarulhos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Segundo a Polícia, as investigações se iniciaram em junho de 2021, com a prisão no Rio de Janeiro, de três pessoas em flagrante pelo transporte de 470 tabletes de substância análoga à maconha em uma ambulância. Na ocasião, o motorista era acompanhado por dois "batedores", que acabaram identificados como proprietários da substância ilícita.
Conforme a PF, foi constatado que os proprietários da droga se utilizaram de suas empresas para efetuar transações financeiras milionárias no período investigado.
Nas diligências verificou-se que uma empresa de Primavera do Leste estava ligada ao grupo criminoso, sendo que a mesma não existe no endereço cadastral. Apesar disso, teria emitido notas fiscais em volume de empreendimento de grande parte porte, sem qualquer lastro fático, visando a aparentar o envio e recebimento de grandes quantidades de valores de pessoas físicas e jurídicas de vários estados do Brasil.
Ainda segundo a PF, os artifícios usados pela quadrilha eram a criação fraudulenta de empresas quanto à sua capacidade financeira, ou ainda de “empresas de fachada”, usadas para acobertar as transações ilegais. Nesses casos, o nome social das empresas era formado a partir das iniciais do nome do seu responsável formal, o qual, na realidade, outorgava poderes a terceiros, por meio de procuração, para o efetivo controle das atividades.
Leia Também - Recadastramento aponta que servidores de VG estavam há meses sem comparecer ao serviço; Prefeitura abre PAD
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).