Cerca de 17 toneladas de carne bovina inapropriada para o consumo foram apreendidas pela Polícia Judiciária Civil nessa quinta-feira (14.12) nos municípios de Campo Verde e Dom Aquino.
De acordo com a PJC, a operação cumpriu seis mandados de prisão temporária, quatro das cinco ordens de condução coercitiva, e efetuou buscas em oito estabelecimentos comerciais (mercados com comércio de carne), três estabelecimentos rurais (abatedouros clandestinos) e seis residências nos municípios.
Três matadouros que funcionavam na clandestinidade foram embargados por apresentarem riscos à saúde humana.
Conforme a polícia, os matadouros não tinham higiene, profissional habilitado e apresentam risco de contaminação de carne, totalmente fora das normas sanitárias estabelecidas.
As carnes desses locais abasteciam pequenos mercados dos municípios, que por sua vez vendiam carnes e produtos de origem animal impróprios ao consumo humano. Em um dos matadouros, no município de Dom Aquino, foram apreendidos 220 couros.
Dos oitos mercados, com comércios de carnes, 5 açougues dentro desses estabelecimentos tiveram os produtos inutilizados. Os locais foram notificados e multados pelos órgãos de fiscalização (Indea, Vigilância Sanitária, Sema e Procon), assim como os abatedouros, pessoas físicas e também distribuidoras de carnes.
Ainda na operação foram apreendidos três caminhões.
O proprietário de um dos mercados teve a prisão temporária convertida em preventiva, por ter sido encontrado com armas, munições e agrotóxicos. Outras prisões preventivas serão representadas ao Judiciário.
Conforme o delegado, oitivas de investigados ainda são realizadas nesta manhã de sexta-feira (15).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).