Uma onça-pintada macho, adulto, foi resgatada na tarde desta sexta-feira (11.10), após ter caído em um poço desativado em fazenda na zona rural do município de Santa Cruz do Xingu, a 1.045 km de Cuiabá.
Conforme assessoria do Corpo de Bombeiros (CBM), o animal caiu de altura de cinco metros. A força-tarefa durou cerca de 10 horas e envolveu 12 pessoas, entre veterinários, bombeiros, policiais e seguranças.
O coordenador de Fauna e Recursos Pesqueiros da Sema-MT, Eder Toledo, explicou que a equipe do Corpo de Bombeiros desceu até o local onde estava o animal e o içou para a superfície. A onça já havia sido sedada por agentes da ONG Ampara Silvestre.
Marcas na parede do poço indicam que a onça tentou subir, mas deve ter cansado e desistido. Ela apresentava ferimentos pelo corpo, que podem ter sido ocasionados por outro animal, mas segundo o veterinário que acompanhou a ação, só poderá ser confirmado após exames clínicos detalhados.
O animal foi levado para o espaço da Ampara Silvestre, na Estrada Parque Transpantaneira, e será acompanhado pela equipe multidisciplinar da Sema e da instituição.
Também apoiaram a força-tarefa o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), policiais militares e seguranças da propriedade onde o animal foi localizado.
Leia também - Incêndio atinge Loja Martinello em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).