O sargento da Polícia Militar, Claudio Wagno de Oliveira, de 39 anos, foi preso nesse sábado (03.10) pela morte do jovem Jonath da Silva Rosário, 23 anos, na última quinta-feira (01), em Chapada dos Guimarães (69 km de Cuiabá). Ele foi detido por uma equipe do Plantão da própria Corregedoria em conjunto com o Plantão do 1° Comando Regional, ambos da Polícia Militar.
A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo efetuado pelo policial militar durante uma abordagem próxima à Praça Dom Wunibaldo, no centro do município. De acordo com o registro da ocorrência, uma equipe da Polícia Militar estava na praça e avistou o rapaz em uma motocicleta, sendo dada ordem de parada que, segundo os policiais, não foi acatada pelo condutor, e então foi efetuado um disparo que atingiu o rapaz na perna.
Jonath ainda seguiu por uma distância de aproximadamente 100 metros, quando parou a motocicleta e caiu. Foi solicitado socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o encaminhamento para uma unidade de Pronto Atendimento. Porém, ele não resistiu ao ferimento e morreu na unidade de saúde.
A Polícia Civil recebeu imagens de câmeras de segurança da via pública que foram analisadas e mostram a abordagem dos policiais ao rapaz, contrariando a versão apresentada por eles.
O delegado Hércules Batista Gonçalves instaurou inquérito para apurar o crime e representou pela prisão preventiva do policial, que foi deferida pelo juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Chapada dos Guimarães. O militar foi conduzido à delegacia da Polícia Civil e interrogado pelo delegado Hércules Batista. Após o cumprimento do mandado judicial, o policial foi encaminhado a uma unidade militar.
A Corregedoria informa que já foi instaurado Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a conduta da guarnição policial militar nos fatos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).