03 de Novembro de 2024
03 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Quinta-feira, 14 de Abril de 2022, 09:43 - A | A

Quinta-feira, 14 de Abril de 2022, 09h:43 - A | A

Operação Miqueias

Golpistas de MT fizeram mais de 100 vítimas em SP; golpes do WhatsApp e da OLX

Golpes pode ter causado prejuízo milionário para vítimas

Redação VGN

Líderes e integrantes de uma organização criminosa envolvida em golpes milionários cometidos por meio de redes sociais foram identificados durante a Operação Miqueias, deflagrada nessa quarta-feira (13.04), pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).

As investigações apontaram que grupo clona a conta da vítima e pede valores e pagamentos de boletos para amigos e parentes. Foram identificadas mais de 100 vítimas somente no Estado de São Paulo que caíram nos golpes, contudo, o grupo criminoso age em todo o território nacional.

Durante a operação de ontem, no qual foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá e Várzea Grande, foram apreendidos 24 aparelhos celulares, cinco Hds, pen drives, chips, 61 cartões de banco, quatro máquinas de cartões de crédito, folhas de cheques, além de cadernos e folhas de anotações.

Leia Mais - Polícia faz operação contra quadrilha que aplica golpes do WhatsApp e da OLX

Além disso, foi apreendido com os suspeitos duas porções médias de maconha, resultando em um flagrante por tráfico de drogas.

O delegado da GCCO, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, disse que o objetivo da operação era conseguir elementos que comprovassem a participação dos suspeitos na empreitada criminosa, demonstrando o envolvimento deles com a prática do esquema de golpes cometidos por meio de redes sociais.

“Durante as diligências foi possível identificar a participação de outros envolvidos, inclusive mandantes e pessoas que estão orquestrando todo esse esquema delituoso. Com certeza todo material apreendido, será melhor apurado agora pelas equipes que investigam o caso e, possivelmente, outras pessoas serão identificadas, resultando em novas fases em virtude dessa operação”, disse o delegado.

Vitor Hugo destacou ainda a importância da integração entre unidades no combate às organizações criminosas. “No caso dessa operação, com a Polícia Civil de São Paulo, por meio de investigação da Delegacia de São José do Rio Preto, ocorreu a interação para chegar ao resultado comum que é a desarticulação do grupo criminoso envolvido em golpes em todo país”, disse o delegado.

Os suspeitos foram conduzidos e ouvidos na GCCO, sendo levantadas informações que podem contribuir para a evolução das investigações.

A quadrilha

As investigações apontaram que a organização criminosa age em todo país com golpes por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, chamado de “Golpe do Whatsapp” e também por meio do "Golpe da OLX”.

No “Golpe da OLX”, os suspeitos se aproveitam de anúncios de veículos dispostos em sites de compra e venda pela internet para oferecerem automóveis anunciados e assim ludibriar compradores e vendedores para que o dinheiro do negócio seja depositado na conta da associação criminosa.

Os valores arrecadados podem ultrapassar a casa de milhões de reais e ainda não é possível precisar o montante de pessoas lesadas com os golpes aplicados pelos criminosos.

Nos últimos três anos, centenas de suspeitos envolvidos nos golpes foram presos, tanto na região de São José do Rio Preto, quanto nas capitais paulista, catarinense e mato-grossense. Somente em Cuiabá, já é a terceira operação deflagrada.

Outro Lado - A OLX encaminhou nota sobre os supostos golpes. 

"A OLX esclarece que não recebeu informações que possibilitem identificar que o caso tenha ocorrido na plataforma e reforça que está à disposição das autoridades para colaborar na apuração dos fatos. Segurança é uma prioridade para a OLX e a plataforma investe constantemente em tecnologia e serviços de orientação ao usuário."

(Com informações da Polícia Civil)  

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760