Uma família feita refém foi libertada nessa terça-feira (23.10), pela Polícia Federal em operação conjunta com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), após confronto com uma organização criminosa, na região de Cáceres (a 280 km de Cuiabá). Na ação, um homem foi preso e outro foi morto durante confronto com os policiais - ambos não tiveram a identidade revelada.
Segundo a Polícia Federal de Cáceres, o grupo foi visto com a família seguindo em direção à Estrada do Facão. A PF e o Gefron após várias diligências localizaram a família sequestrada em uma fazenda. Os policiais optaram por não intervir de imediato, para evitar um confronto considerado de alto risco. Os mesmos aguardaram a saída dos criminosos de um veículo de passeio, roubado da família, para libertar os reféns.
Na ação, um caseiro foi encaminhado ao hospital com ferimento na cabeça ocasionado pelos criminosos.
Enquanto isso, outra equipe seguiu o veículo roubado daquela propriedade na BR-070, o suspeito que conduzia o veículo desobedeceu a todas as ordens de parada, fugindo em alta velocidade. Após três quilômetros de acompanhamento, o carro parou repentinamente e os criminosos saíram atirando contra os policiais que revidaram à agressão.
Durante o confronto, dois criminosos foram feridos e socorridos imediatamente, sendo que um veio à óbito atingido por disparo de arma de fogo. Outros dois criminosos fugiram do local entrando na mata. Ainda durante o confronto, os policiais perceberam que havia no interior do veículo um refém junto aos criminosos, o qual, devido ao cuidado na atuação dos policiais, teve sua integridade física totalmente preservada.
De acordo com a Polícia Federal, tanto o criminoso preso, como o que foi morto estavam envolvidos em vários crimes como sequestro de famílias e roubo de veículos, inclusive o ocorrido na noite do dia (29.08), em Cáceres, quando uma família foi feita refém e foram roubados três carros.
Uma caminhonete roubada da fazenda também foi localizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), já em deslocamento para Bolívia, o condutor não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade abandonando o veículo e fugindo para o mato.
A Polícia Federal de Cáceres seguirá com as investigações envolvendo os crimes de sequestro e cárcere privado combinado com roubo de veículos. Na fazenda onde as vítimas foram mantidas reféns e no veículo de passeio foram apreendidas cinco armas de fogo. (Com PF/MT)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).