26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Polícia Sábado, 13 de Janeiro de 2024, 10:50 - A | A

Sábado, 13 de Janeiro de 2024, 10h:50 - A | A

Operação Pane Seca

Esquema de venda ilegal de combustível para viabilizar garimpo ilegal é desarticulado em MT

Gerente de um posto de combustíveis e outras duas pessoas são presas

Lucione Nazareth/VGN

Uma gerente de um posto de combustíveis em Pontes e Lacerda (a 483 km de Cuiabá), e outras duas pessoas foram presas acusadas de participarem de esquema de venda ilegal de combustível com objetivo de viabilizar as atividades de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé. A prisão ocorreu no âmbito da Operação Pane Seca deflagrada neste sábado (13.01) pela Polícia Federal. 

Segundo a PF, a ação policial visa combater a comercialização de combustíveis fora das exigências regulamentares da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) e o seu transporte em recipientes não certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) utilizados para viabilizar atividades de garimpo ilegal em terra de indígena. 

A operação é resultado da ação de fiscalização dos agentes da PF em diversos postos de combustíveis nas localidades consideradas estratégicas para adentrar a Terra Indígena em seus diversos pontos de acesso. A estimativa é que cerca de 5 mil litros de combustíveis entrem todos os dias na terra indígena.

 De acordo com as investigações, os combustíveis comprados de forma irregular são levados para dentro da Terra Indígena majoritariamente por caminhonetes ou caminhões de pequeno porte. 

“A forma é ilegal por não utilizarem recipientes que evitem a variação de temperatura e pressão, por não apresentar certificado para transporte de produtos perigosos, pelo condutor não possuir curso para transporte de produtos perigosos, por não possuir EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e sinalização apropriada no veículo”, diz nota da PF. 

Prisões 

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante adquirindo e transportando 623 litros de óleo diesel e 40 litros de gasolina. Também foi presa a gerente do posto localizado em Pontes e Lacerda por comercializar combustível sem atender às exigências da ANP. 

Agentes da Polícia Federal realizaram fiscalização em postos de abastecimento de Pontes e Lacerda, sendo presa uma mulher de 32 anos.

Leia Também - Com inscrições gratuitas, Prefeitura de MT abre seletivo com 109 vagas

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760