Duas pessoas, um homem e uma mulher, morreram nesta segunda-feira (07.10) durante a segunda fase da Operação Trype, deflagrada pela Polícia Federal para fechar um garimpo ilegal no município de Aripuanã (976 km de Cuiabá). A identidade das pessoas não foi informada.
De acordo com populares do município, o homem estava armado e mirou para acertar o helicóptero da Polícia Federal, foi alvejado por um policial e morreu. Ele deu entrada no Hospital do município por volta das 6h.
Segundo o Hospital Municipal Santo Antônio, algumas pessoas foram até a unidade de Saúde alegando ser da família para reconhecer o corpo, mas ninguém foi até o momento para retirá-lo.
Outro caso relatado por moradores, é que uma mulher teria tentando impedir a passagem de viaturas da polícia, foi atropelada, socorrida, mas não teria resistido aos ferimentos e foi a óbito. Porém, a informação não foi confirmada pelo Hospital da Cidade.
Ainda segundo informações, a primeira ordem da Polícia Federal era para que as pessoas saíssem do garimpo somente com a roupa do corpo. Contudo, após diversos pedidos, os policias teriam dado 1h para que retirassem objetos pessoais e eletrodomésticos. “Quem conseguiu tirar fogão, geladeira, conseguiu, os que não conseguiram, eles iram botar fogo em tudo”, contou um morador.
A 2° fase da operação investiga uma organização criminosa responsável pela extração e comercialização ilegal de ouro da Amazônia Legal. A Votorantim Metais, através da Nexous Resources teria reivindicado a área.
O Batalhão de Operações (Bope) emitiu uma nota esclarecendo a morte de um garimpeiro: Confira abaixo.
A equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) reagiu a disparos de espingarda e atingiu um garimpeiro com dois tiros na região do tórax, durante a Operação Trype.
Eles orientaram que os garimpeiros saíssem do local e fossem para uma triagem, onde seria feita uma varredura. Neste momento, em um dos barracos, um garimpeiro de nome não identificado, disparou tiros contra os policiais do Bope. Em razão disso, um dos policiais revidou a agressão e acertou dois tiros no garimpeiro. A pessoa foi socorrida e levada para o Hospital Municipal Santo Antônio, contudo, já havia falecido.
No barraco dele foram encontradas duas espingardas cartucheiras, uma de cano longo e outra de cano curto, de calibre não identificado. Além disso, havia invólucros de pólvora, chumbo, pote com espoleta, cartuchos intactos e outros deflagrados, além de dois invólucros de quantidade não especificada de substância semelhante a ouro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).