Seis pessoas acusadas de integrarem a organização criminosa Comando Vermelho (CV) no município de Nova Xavantina, a 649 km de Cuiabá, foram presas na manhã de quinta-feira (05.09) por tráfico de drogas e outros crimes.
As prisões aconteceram após o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) investigar denúncias de que os acusados supostamente integravam o CV, fato confirmado posteriormente.
Durante as investigações para apurar os fatos, foi constatado que um dos acusados já havia explicitado seu vínculo com a facção criminosa. Em 2021, o criminoso, que estava detido na Delegacia de Polícia de Nova Xavantina, coagiu outro detento a cantar o hino do Comando Vermelho.
Além dele, outros investigados apresentam forte ligação com a organização criminosa, ocupando cargos como Disciplina Interna - responsável por impor castigos e punições, e Disciplina Externa - responsável por realizar os "salves".
Na Operação Primeira Expansão, realizada na quinta-feira (05), a polícia cumpriu 14 mandados, sendo nove de busca e apreensão e cinco de quebra de sigilo telefônico/telemático e informático, que resultaram na prisão preventiva dos criminosos.
Foram apreendidos, ainda, 14 aparelhos celulares, carregadores, chips, além de porções de maconha e cocaína, balanças de precisão, simulacro de arma de fogo, joias, dinheiro, cadernos com anotações e adesivos alusivos à organização criminosa.
Todo material ilícito foi apreendido e os suspeitos conduzidos à Delegacia de Nova Xavantina, onde será lavrado o flagrante, sendo posteriormente os criminosos colocados à disposição da Justiça.
Leia também - Jovem morre afogado após tentar tirar boi da água
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).