Uma aeronave EMB-810D Seneca, oriunda da Bolívia, precisou fazer um pouso forçado em área de difícil acesso, nas proximidades do município de Rondolândia (a 1.064 km de Cuiabá), na tarde dessa quarta-feira (10.04), após ser interceptada pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Conforme informações, sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram acionadas quando o tráfego ilícito foi detectado pela rede de radares do Sistema de Defesa Aérea Brasileiro (SISDABRA), tendo sido interceptado às 13h30 (Brasília).
Durante a realização das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA) na aeronave suspeita, foi determinado pela Defesa Aérea a realização de mudança de rota e de pouso obrigatório em Cacoal, Rondônia. Entretanto, após descumprir tais determinações, a aeronave foi submetida ao "Tiro de Aviso", a fim de que fossem cumpridas as ordens emanadas.
Contudo, o piloto optou por realizar um pouso forçado nas proximidades do município de Rondolândia. Os tripulantes incendiaram a aeronave e fugiram do local.
As ações fazem parte da Operação Ostium, interligada ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a FAB e Órgãos de Segurança Pública, em cumprimento ao Decreto nº 5.144 de 16 de julho de 2004.
Leia também - Mulher morre em Várzea Grande após inalação de gás de cozinha
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).