Pulula da Silva – VG Notícias
Conforme conta a história, a Federação Mato-grossense de Futebol foi fundada em 21 de maio de 1942, e Pulula da Silva, por meio do VG Notícias, homenageia a entidade máxima do futebol estadual, que tem atualmente na presidência, Carlos Orione, considerado o principal responsável para que Cuiabá fosse escolhida pela FIFA como uma das sedes para abrigar partidas da Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.
Até o ano de 1942, não existia em Mato Grosso, uma entidade responsável para organizar as competições oficiais de futebol de âmbito estadual. Elas eram organizadas pelas ligas das respectivas cidades simpatizantes do esporte. Particularmente em Cuiabá, capital do Estado, na década de 1930/40, era organizada pela “Liga Esportiva Cuiabana” (LEC), fundada no dia 11 de junho de 1936, presidida pelo desembargador José Vieira do Amaral e composta pelos seguintes clubes: Comércio Futebol Clube, Paulistano Futebol Clube, Americano Esporte Clube, Associação Atlética Tipográfica e Esporte Clube Destemido (já extintas), Mixto Esporte Clube e Clube Esportivo Dom Bosco, (únicas remanescentes).
Primeiro estádio - As disputas eram realizadas no Campo do Bosque Municipal, onde mais tarde se construiu o “Estádio do Comércio” – o 1º Estádio de Futebol de Mato Grosso, presidido pelo desportista Manoel Soares de Campos e inaugurado no dia 7 de setembro de 1936, onde hoje, está edificado o Colégio Estadual Liceu Cuiabano, localizado na Praça General Mallet/ Avenida Getúlio Vargas. Foi então, que em 26 de maio de 1942, em Cuiabá-MT, foi fundada pelos clubes e ligas: Americano Esporte Clube, Clube Esportivo Dom Bosco, Estado Novo Esporte Clube, Paulistano Futebol Clube, Terceiro Distrito Esporte Clube, Liga Esportiva de Corumbá, Liga Mirandense de Futebol, Liga Esportiva Aquidauanense, Liga Municipal de Amadores de Campo Grande e Liga Três-lagoense de Desportos, a Federação Mato-grossense de Desportos (FMD), denominação originária da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), com a finalidade de gerir o futebol no estado. Era considerada uma entidade eclética, porque congregava através dos seus respectivos departamentos, todos os esportes. Foi eleito como seu 1º Presidente Dr. Alexandre Arddor Filho, que com a preocupação de legalizar jurídica e administrativamente a entidade, de imediato elaborou seu Estatuto Oficial (DO/Mt/ 29/12/1943) e seu registro em cartório do 1º Oficio de Cuiabá-Mt, em 11/01/1943.
1º Campeonato Mato-grossense de Futebol (Categoria Amador) - O primeiro Campeonato Mato-grossense de Futebol, categoria amador, foi realizado em 1943, na gestão do Dr. Alexandre Arddor Filho, presidente da então Federação Mato-grossense de Desportos (FMD). O primeiro jogo oficial de toda história dos certame mato-grossense de futebol ocorreu no dia 31 de janeiro de 1943, no Campo do Bosque Municipal, pertencente ao Comercio Esporte Clube. As equipes que disputaram o jogo foram: Mixto E. Clube 5 x 1 Clube E. Dom Bosco. O primeiro gol marcado no campeonato foi de Hugo (Mixto). Sagrou-se campeão do certame a equipe do Paulistano Futebol Clube.
Profissionalização - A profissionalização do Futebol Mato-grossense ocorreu em 1967, na gestão do coronel Hélio de Jesus da Fonseca. Seu primeiro campeão foi o Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, presidido pelo habilidoso e astuto desportista Rubens dos Santos, “o Velho Guerreiro”.
Presidentes - Alexandre Arddor Filho, Crescêncio Monteiro, Álvaro Miguéis, José Monteiro de Figueiredo, Lenine de Campos Póvoas, Ranulpho Paes de Barros, Otyles Moreira da Silva, Hélio de Jesus da Fonseca, Gastão de Mattos Muller, Macário Zanagape Filho, Herman Dutra Pimenta, Agostinho Dias Dorilêo, Agripino Bonilha Filho, Levi Rodrigues do Prado, Júlio José de Campos, Lourival Nunes de Barros, João Torres e Carlos Orione.
Interventor - Em 31 de maio de 1976 foi nomeado pelo Almirante Heleno de Barros Nunes, Presidente da Confederação Brasileira de Desportos – CBD-(1975-1980), entidade máxima dos desportos brasileiro, Dr. Carlos Orione, (Procurador de Justiça, aposentado) para assumir como interventor na Federação Mato-grossense de Desportos, onde presidiu até no ano de 1978, e após a divisão do estado, com a criação da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul, presidiu a Assembléia Geral e Extraordinária do dia 21 de Abril de 1979, que homologou a aprovação da transformação da denominação da Federação Mato-grossense (FMD) na atual Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), conforme consta na Ata nº. 08/79, sendo eleito seu 1º presidente para o período de 21/04/1979 a 26/05/1980.
Trabalho – As principais ações de Carlos Orione como presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF) até os dias atuais foram: A elaboração e registro em Cartório do 1º Ofício de Cuiabá-Mt, em 28 de abril de 1980, do Novo Estatuto da FMF; A criação e ampliação das Ligas de Futebol Amadoras em MT; Iniciando-se com 07, e hoje com mais de 82 Ligas filiadas a FMF. Até em 1942, não existia em Mato Grosso, uma entidade responsável para organizar as competições oficiais de futebol de âmbito estadual. Elas eram organizadas pelas ligas das respectivas cidades simpatizantes do esporte. Particularmente em Cuiabá, capital do estado, na década de 1930/40, era organizada pela “Liga Esportiva Cuiabana” (LEC), fundada no dia 11 de junho de 1936, presidida pelo desembargador José Vieira do Amaral e composta pelos seguintes clubes: Comércio Futebol Clube, Paulistano Futebol Clube, Americano Esporte Clube, Associação Atlética Tipográfica e Esporte Clube Destemido (já extintas), Mixto Esporte Clube e Clube Esportivo Dom Bosco, (únicas remanescentes). A implantação das disputas da Segunda Divisão de Futebol Profissional aconteceu em sua administração.
Campeonato brasileiro – Conseguiu através do seu prestígio com a CBF a inclusão no Campeonato Brasileiro Série A, nas décadas de 1976 a 1980, de cinco equipes de Mato Grosso: Mixto Esporte Clube, Clube Esportivo Operário Várzea-grandense, Clube Esportivo Dom Bosco (MT); Clube Esportivo Comercial e Operário Futebol Clube (MS), inclusive este último, conseguindo uma honrosa classificação de 3º lugar no Campeonato Brasileiro/1977; Entre os feitos de Orione estão também à reforma, ampliação e iluminação moderna para realização dos jogos noturnos do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra, em parceria com o governo do estado em 1990, e ainda a articulação junto a CBF, para a vinda da Seleção Brasileira em Cuiabá-Mt, realizar amistosos (Estádio Governador José Fragelli – VERDÃO), Categoria Principal, Olímpica e Feminina.
Seleção Brasileira – A seleção nacional já esteve várias vezes em Cuiabá, e disputou as seguintes partidas: Brasil 2 x 0 Suíça (21/12/1980); Brasil 1 x 0 Equador (15/03/1989);Brasil 3 x 1 Finlândia (15/04/1992), e Brasil 6 x 1 Islândia (07/03/2002). A seleção brasileira, categoria Olímpica, atuou apenas uma vez em Cuiabá. Vencendo a Bolívia no dia 10 de dezembro de 1999, por 3 X 0. Na categoria Sub-19, no dia 28 de março de 2002, goleou o Peru por 6 X 0.
Commebol - Articulação junto a CBF e a Confederação Sul-Americana de Futebol, para a realização da final da Copa Masters da Conmebol/1996, em Cuiabá-MT, (Estádio Governador José Fragelli), com a participação das 4 equipes campeões da Conmebol: São Paulo, Botafogo, Atlético Mineiro (Brasil) e Rosário Central (Argentina); O Campeão foi o São Paulo Futebol Clube, derrotando no dia 12/02/96, o Clube Atlético Mineiro pelo placar de 3 x 0.
Campeões mundiais - Articulação junto a CBF, para a realização da Copa dos Clubes Campeões Mundiais/1996, em Cuiabá-Mt (Estádio Governador José Fragelli – VERDÃO), com a participação das equipes: Flamengo (RJ), Grêmio (RS), São Paulo e Santos (SP). Sagrou-se campeão o São Paulo Futebol Clube.
Informatização - A implementação do Novo Modelo de Gestão/FMF, como parte integrante do Plano de Modernização do Futebol Brasileiro (CBF) /2005, com a informatização, implantação da Diretoria de Desenvolvimento do Futebol e Reformulação da Comissão de arbitragem da entidade, etc.
Copa Governador - A implantação da COPA GOVERNADOR, posteriormente denominada de COPA MATO GROSSO em 2004, em parceria com o Governo do Estado (Secretaria Estadual de Esportes e Lazer). Deu força também nas categorias de base, com a realização de Campeonatos Sub-17, Sub-18, nas preliminares dos jogos do Campeonato Estadual e Copa Mato Grosso, respectivamente. Evento realizado em parceria com o Governo de Estado (Secretaria de Estado de Esportes e Lazer) Início em 2004.Articulou junto a CBF, para a vinda do Grêmio Porto Alegrense jogar com o União Esporte Clube, na inauguração do Estádio Luthero Lopes – Rondonópolis MT, com capacidade para 16 mil torcedores, pela Copa do Brasil, em 22/03/2000 (Grêmio 4 x 0 União). O 1º gol foi de Ronaldinho Gaúcho.
Escola de futebol - A implantação em parceria com a FIFA/CBF/EBF/FMF/2005, da Escola Brasileira de Futebol em MT (sistema on-line) – uma escola do conhecimento – com o propósito de modernizar e profissionalizar o futebol, através da capacitação, pesquisa e extensão (Curso: Executivo do futebol, Arbitragem, A evolução histórica do futebol). Conseguiu a realização de Cursos de Capacitação, (parceria com a SEEL, UNIVAG, UNIC etc.) oportunizando os profissionais ligados diretamente ao futebol a se reciclarem e qualificarem (Curso de Preparação Física, Sistemas Táticos Modernos, Futebol de Alto Rendimento: Aspectos da organização e preparação de atletas, I Curso de informações Técnicas e Científicas de Futebol, Marketing Esportivo, etc.). A participação e realização de cursos de Aprimoramento Técnico, Teórico, físicos, para todos os árbitros e auxiliares, desenvolvidos pela Escola Brasileira de Futebol EBF/CBF e pela Comissão de Arbitragem de Mato Grosso, foi uma consquista da administração Carlos Orione. Mato Grosso retornou a elite do Futebol Brasileiro, através da Arbitragem de Mt, com a inclusão na Série A do arbitro Edílson Ramos da Mata e na Série B - do árbitro Mauricio Aparecido de Siqueira e outros. Conseguiu a implantação em parceria FMF/CBF/IAFB/Municípios/2005 (Guiratinga e Alto Paraguai MT) - do projeto para crianças em vulnerabilidade social das Escolas de Futebol, denominado “Diamante”.
Copa do Mundo – Conseguiu junto a CBF/2007, pleiteando inclusão de Cuiabá-Mt, para ser escolhida entre as 12 das 18 cidades candidatas à sub-sedes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, sendo considerado o principal fator para que Cuiabá fosse escolhida como das sedes para realização da Copa do Mundo. Articulação junto a CBF/FIFA/EBF, na indicação do Prof. Oswaldo Gonçalves Junior, para participar representando a FMF, no Curso de Treinadores FIFA, realizado na Granja Comary, em Teresópolis-RJ, no período de 10 a 16 de Setembro de 2007. Também marcou presença na realização do Iº CAMPEONATO DE SELEÇÕES AMADORAS MUNICIPAIS (1º de Set a 2 de dez de 2007), com a participação de 80 municípios. O evento teve a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Banco MT Fomento, e Grupo Amaggi. Articulou com a CBF, para Inclusão do Mixto Esporte Clube, na 1ª Copa Brasil de Futebol Feminino (CBF) /2007. Entre os feitos estão ainda as visitas e inspeção dos Estádios de Futebol do interior do Estado, e também a realização do maior Campeonato de Futebol Profissional de Mato Grosso/2008, de toda sua história, com a participação de 20 equipes.
Patrimônio – A sede própria da Federação Mato-grossense de Futebol, esta localizada à Rua 13 de junho nº. 1428, bairro do Porto, em Cuiabá – MT. Sua construção e inauguração se deram na gestão do presidente João da Silva Torres, em 1983.
Referências pesquisas - Arquivos da Federação Mato-grossense de Futebol - Prof. Admir Neves Moreira - Arquivo da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Jornal Estado de Mato de 31/01/ 1952 – Cuiabá-Mt;- www.futebolmatogrossense.com.br/2007 - (memórias esportivas William Gomes), Jornal Gazeta (Caderno de Esportes)2007 Cuiabá, Jornal Diário de Cuiabá (Caderno de Esportes) 2007 Cuiabá, Jornal Folha do Estado(Caderno de Esportes) 2007 Cuiabá-Mt, e Jornal Correio Várzea-grandense-Mt: (Caderno de Esportes). Tem pessoas que de alguma forma contribuíram direta e indiretamente para a elaboração deste trabalho, entendendo ser uma troca de informações e experiências, particularmente aos ex-atletas: Fernando Fontes (Americano EC 1930/40), Sebastião Barros (Clube Atlético Mato-grossense/1950/60), Glauco Marcelo (Mixto E.C/1960/70), ao dirigente; Benedito Lisboa (Mixto E.C/ 1950 a 1990), aos pesquisadores: Prof. William Gomes (2006) e Sérgio da Silva Santos (2006) e aos gestores do Arquivo Público Estadual e Biblioteca Pública.
Diretoria executiva presidente: Dr. CARLOS ORIONE
Vice-presidentes: João Carlos de Oliveira Santos
Diretor de operações: Luiz Carlos Dorilêo de Carvalho
Diretor de competições: Gilson Gonçalves Costa
Diretor de desenvolvimento: Admir Neves Moreira
Diretor de árbitros: Altair das Neves Magalhães
Conselho fiscal: Élson Quadros, José Humberto Damasceno e Luiz Wellington da Silva
Assessoria e marketing: Allan Luz
O Americano foi uma das primeiras equipes a surgir no futebol mato-grossense
Jornal Correio Várzea-grandense destaca o interesse de Carlos Orione na presidência da FMF
Ademir Moreira e Professor Poxoréo dois astros do passado no futebol mato-grossense
Aloisio Batista, Francisco Xavier e um árbitro durante uma partida no Verdão
Corumbaense e Palmeiras de São Paulo por ocasião de um amistoso no Estádio Arthur Marinho em 1965
Componentes da Liga de Futebol de Mato Grosso do Sul antes da divisão em 1967
Délio de Oliveira e os craques Aladim e Ademir - Agachados os filhos Carlos e William
Comercial de MS com Bife no comando do ataque em 1975
Operário - VG foi o primeiro campeão estadual(1973/74) antes da divisão do estado