30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Opinião Quinta-feira, 02 de Maio de 2013, 13:27 - A | A

Quinta-feira, 02 de Maio de 2013, 13h:27 - A | A

Artigo

Pede para sair, Taques

“Colocar o Congresso nos eixos” é a pior frase política desde a redemocratização. Assim como Marcio Moreira Alves entrou para a história como defensor da autonomia parlamentar, Pedro Taques abriu a porta dos fundos ao bajular um juiz parcial

 

por Marco Damiani*

É inclassificável a frase "o STF vai colocar o Congresso nos eixos", pronunciada com a boca cheia de ranço pelo senador Pedro Taques (PDT-MT). Com ela, o líder do beija mão bajulatório ao ministro Gilmar Mendes, do STF, promovido ontem, em Brasília, garante, pela porta dos fundos e do avesso, seu lugar na história do parlamento. Um lugar diametralmente oposto ao que sempre terá o deputado Marcio Moreira Alves (1936-2009), que no tempo mais duro da regime militar autoritário e assassino ergueu sua voz pela defesa do parlamento livre, soberano e autônomo, despertando a ira traduzida na decretação do AI-5. Apesar do revés imediato, Marcito, como era chamado, mostrou a importância do não ter medo, escrevendo talvez a página mais heroica da história do Congresso.

Taques é o antípoda de Marcito. Derrotado no voto direto e transparente de seus pares pelo senador Renan Calheiros, na disputa pela presidência do Senado, o dono de um carreira em tudo obscura na política do Mato Grosso, sempre amparada por ricos e poderosos, se fez de vítima. Tentou aparecer nas manchetes como paladino da ação política moderna. Bastaram poucas semanas, porém, até que ocorresse a deplorável cena do beija mão, como definiu corretamente o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), para que Taques mostrasse quem verdadeiramente é: o mesmo sabujo dos poderosos de plantão, tal qual é reconhecido em seu Estado. Nacionalmente, e na lama da vergonha, a máscara caiu.

Na véspera, os presidentes da Câmara e do Senado, de maneira institucional, polida e, ao mesmo tempo, firme, foram a Gilmar, aí sim, num gesto formal para colocar o juiz nos eixos. Conseguiram emparedar o magistrado que, sozinho, derrubara a vontade de uma grande maioria que ia se formando, no parlamento, em torno do projeto de lei que determina novas regras à formação de partidos políticos. Uma tramitação corriqueira, mas que pela importância do assunto mereceu apelos pela interferência de Gilmar. Ele, por sua vez, mostrou que, para essas coisas, está sempre de plantão!

Ao passarem por cima da autoridade dos presidentes democraticamente eleitos, os políticos que ladearam Taques na romaria ao piedoso, digamos, Gilmar, ajudaram a escrever uma página torta da história do Congresso.

A foto divulgada diz tudo. Homens como o senador Pedro Simon indo de mãos juntas ao confessionário. Logo o 'valente' Pedro Simon! Mas não foi tudo. Com o, digamos, radical Randolfe Rodrigues, do PSOL – do PSOL, imagine! --, bem do lado esquerdo do juiz que se sobrepõe aos representantes do povo. No fundo, o tucano Aloysio Nunes Ferreira, nada a estranhar. E Taques que, não satisfeito com a cena, ainda jogou como promotor contra o Congresso, garantindo a recolocação, pelo STF, da casa do povo "nos eixos". Se lhe restar um pouco de hombridade, o senador tem de renunciar, como pedido de desculpas pela afronta à autonomia parlamentar. Um estafeta do Judiciário como Pedro Taques não tem nenhuma contribuição para dar ao Poder Legislativo.

*Marco Damiani é jornalista e articulista do site Brasil 247

Comente esta notícia

José "da cidade" 03/05/2013

Ahahahah! Essa foi muito boa! Pessoal, vamos todos ler "O federalista"... Fala sério, amigão! Depois que o Estado de Mato Grosso estiver mais quebrado do que está agora e que os escândalos de desvio de dinheiro das obras da copa aparecerem na imprensa, não adianta chorar. Eu sei onde o galo canta, onde o marreco grasna, onde o cavalo relincha e onde os corruptos do governo do Estado estão roubando. Só não sei como alguém que se acha tão culto e versado nas doutrinas do direito, pode se mostrar tão ingênuo quando o assunto é política.

positivo
0
negativo
0

Rainha de Paus 03/05/2013

Esse Ronaldo é Rafael...Silval, o garimpeiro-Lampião melhor governador...Ah tá...

positivo
0
negativo
0

Ronaldo Nazario 03/05/2013

Falam de Silval, mas é o governador q mais fara por Cuiabá e Várzea Grande na historia, corrupta é a família campos que quebrou e assaltou o BEMAT, atrasou salários de funcionários públicos e fora toda falcatrua de apropriação indevida de imoveis, a pistolagem e terrorismo que realizarão.

E este senador pedro taques é um fantoche e fanfarão, vai sai a governo só para puxar votos de legenda para seu partido fazer mais deputados, todos sabem q não tem a minima chance seja qual for seu adversário!

positivo
0
negativo
0

nos eixos 02/05/2013

PARA "JOSÉ "DA CIDADE": Vc é apenas mais um tonto que ouve o galo cantar, mas, não sabe onde. E PARA NÃO SOU MASSA DE MANOBRA: Vc se diz conhecedor de direito constitucional, kkkkk, não sabe o que é divisão de poderes, não conhece "freios e contrapesos" (checks and balances) conceitos forjados na constituição dos EUA, por Jay, Hamilton e Madison. Leia "O federalista" antes de dizer sua besteiras, a exemplo de Pedro Taques. A bobagem faz discípulos.

positivo
0
negativo
0

joao 02/05/2013

que matéria mais intereseraa.... algum interesse esta por trass!

positivo
0
negativo
0

José "da cidade" 02/05/2013

Pois é, Maria do sítio, se você soubesse metade das falcatruas que seu governador Silval está metido, não diria tamanha besteira. Quem precisa tomar cuidado com o Silval é o povo deste Estado que está sendo roubado na mão grande por essa quadrilha que se instalou no Paiaguás. Pronto falei...rsrsrs.

positivo
0
negativo
0

Nao sou massa de Manobra 02/05/2013

Marco Damiani provavelmente deve ser amigo do Muvuca de MT, que pena que saiba escrever um texto muito coesivo e coerente, mas Sem Nenhuma Utilidade Social e Legal. Primeiramente se soubesse um mínimo de Direito Constitucional saberia que quem fala sem conhecimento legal é voce, diga-se por ser Jornalista era de se esperar, nao lhe é exigível tal conhecimento, por isso nessa seara nao se meta. Pedro Taques é ex-Procurador da República, entre ele Senador pelo que fez, e voce com seu texto bonito com conteúdo comprado, fico c/ ele Presidente

positivo
0
negativo
0

maria do cristo rei 02/05/2013

não sou politica,não tenho parentes políticos e sou pobre, mas eu já havia prestado atenção nesse senhor, pois quando a esmola é demais, o santo desconfia. eu vim do sítio e lá a gente é muito desconfiado; ele tem um ótimo discurso e só.não acrescentou nada para nosso estado até agora só esta, de olho no governo do estado e Silval, que não fique esperto. o povo tem que ficar prestando atenção nesse povo político que fala muito bonito, eles só tem discurso e sede de poder e nada mais.PRONTO FALEI.

positivo
0
negativo
0

8 comentários

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760