A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Estado (SESP/MT) apresentou balanço alertando sobre o grande volume de trotes registrados no primeiro semestre de 2020 em relação a ocorrências policiais. Ao todo foram 21.636 mil ligações passando trote ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
Conforme os dados, as crianças são responsáveis por 70% das falsas chamadas realizadas, ou seja, mais de 15 mil. Os números chamam a atenção porque as crianças estão sem aulas e, mesmo em casa com os pais, mantém o índice de ligações falsas.
As práticas mais comuns de trotes são palavrões, relatos inverídicos de violência, assédio aos atendentes e canções.
O trote aos serviços de emergência é um crime previsto no Código Penal. Quando identificado, o autor é enquadrado no artigo nº 340 do Código Penal; falsa comunicação de crime ou de contravenção.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) é responsável pelo recebimento das chamadas emergenciais da Polícia Militar (190) e Corpo de Bombeiros (193), chamadas de emergência de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (118), disque denúncia da Polícia Judiciária Civil (197), denúncias de violência contra a mulher (181), Defesa civil (199) e Guarda Municipal (153). A central também coordena o envio de pessoal e viaturas ao atendimento das ocorrências e o videomonitoramento.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).