A vereadora Michelly Alencar (União) reclamou durante sessão desta quinta-feira (11.04), de críticas por ser 'branca”. A declaração retoma polêmicas sobre o termo "racismo reverso".
Alencar justificativa o voto contrário a abertura de comissão processante contra o presidente da Casa de Leis, Chico 2000 (PL), que foi representado na Comissão de Ética da Câmara por apoiadoras da vereadora Edna Sampaio (PT), que é negra, por quebra de decoro parlamentar “combinado com” violência política de gênero. “
“Quantas vezes fui vítima por ser branca, porque o fato de eu ser contra alguns posicionamentos: é porque ela não entente, ela é branca. Ela vai votar contra a vereadora, porque a vereadora é negra. Não, gente!”, declarou a parlamentar.
Em publicação recente, o site Uol debate a polêmica sobre o termo "racismo reverso", que ganha força geralmente quando pessoas de grupos racialmente privilegiados tentam equiparar experiências de discriminação e preconceito com vivências de pessoas de grupos historicamente oprimidos.
Leia também: Vereadores criticam voto de deputados mato-grossenses pela liberdade de Chiquinho Brazão
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).