A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nessa terça-feira (21.09) que o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foram selecionados como centro de produção de uma nova vacina contra a Covid-19.
O novo imunizante é baseado na tecnologia de RNA autorreplicativo, e expressa não somente a proteína Spike, mas também a proteína N, para melhor resposta imunológica. A vacina deve ter custo de produção menor ao de outras vacinas semelhantes, possibilitando a ampliação do acesso.
De acordo com o OMS, a escolha se deu por conta dos avanços no desenvolvimento tecnológico de uma vacina de mRNA contra a Covid-19, atualmente em estágio pré-clínico. A pesquisa utilizou recursos do Ministério da Saúde e de emendas parlamentares.
Na reunião do Conselho Diretor da organização para as Américas, ontem em Nova York, recebi com grande satisfação o anúncio da #OMS que o Brasil foi escolhido para desenvolver nova vacina contra #Covid19. Resultado e demonstração da capacidade brasileira na produção de imunizantes pic.twitter.com/jUKLZg64zP
— Marcelo Queiroga (@mqueiroga2) September 22, 2021
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).