O vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, afirmou em coletiva de imprensa que o último concurso público realizado no município foi em 2012. A declaração foi feita ao anunciar um novo certame previsto para 2026, com vagas em diversas áreas da administração municipal. Segundo ele, a seleção deve reduzir o número de contratações temporárias e ampliar as oportunidades para quem estuda para o serviço público.
No entanto, a fala desconsidera o concurso público realizado em 2018, considerado um dos maiores da história da cidade. A seleção ofereceu quase 3.000 vagas em diversas áreas, incluindo Educação, e resultou na nomeação de 2.764 aprovados em 2022. Além disso, mais 135 profissionais da área educacional foram convocados para ocupar cargos de Técnico de Desenvolvimento Educacional Especializado (TDE).
As provas objetivas do concurso de 2018 foram aplicadas em fevereiro daquele ano. O gabarito oficial foi divulgado no dia 26 do mesmo mês e o resultado final saiu em 22 de março, com a lista completa dos aprovados.
A declaração do vice-prefeito gerou reação imediata de quem participou da organização da seleção. O ex-vereador Pablo Pereira (União), que era secretário municipal de Administração em 2018, criticou a fala. “Tião da Zaeli desconhece a história da cidade em que ele é vice-prefeito. Onde ele estava em 2018 que não presenciou este grande concurso público que fizemos? Um absurdo isso!”, disse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).