A influência dos vereadores sobre os órgãos públicos em Várzea Grande, especialmente por meio de indicações para cargos na administração municipal, é uma prática recorrente em todos os órgãos. No entanto, esse tipo de influência política não se restringe ao município, sendo também comum nas esferas estadual e federal. Em depoimentos coletados pela Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), no âmbito da operação Gota D’Água, ficou evidente que diversos vereadores de Várzea Grande exercem poder sobre indicações de servidores, especialmente no Setor Comercial da autarquia municipal.
Um exemplo frequentemente mencionado é a ligação entre o fiscal Pedro Ferreira dos Santos apontado como politicamente vinculado ao vereador Sargento Galibert. No Termo de Declaração nº 2024.8.184852, Mário Sales Rodrigues Júnior também admitiu ser uma indicação política do vereador Rogerinho Dakar e Giliard José da Silva, indicado de Pedro Tolares. Todos os vereadores indicam seus aliados políticos, uns têm mais e outros menos, mas todos têm!
Esses casos evidenciam o quanto as nomeações em cargos públicos, muitas vezes, estão atreladas a influências políticas, reforçando uma prática comum em diferentes níveis de governo.
Leia também - Juiz mantém prisão da maioria dos envolvidos no suposto esquema do DAE/VG e concede liberdade domiciliar a uma ex-servidora
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).