No coração do centro histórico de Cuiabá, o historiador amador Francisco Chagas compartilhou uma história pouco conhecida, mas de grande relevância para a memória do Brasil. Durante um passeio pelo Beco Torto, hoje conhecido como Travessa 21 de Abril, Chagas revelou que a primeira casa da rua foi residência de Domingos da Silva Xavier, irmão do mártir da Inconfidência Mineira, Tiradentes. O vídeo em que mostra a casa onde morou o irmão de Tirandentes foi publicado no último domingo (23.02).
A Travessa 21 de Abril, que começa na Rua Pedro Celestino e termina na Rua Ricardo Franco, carrega consigo um passado marcante. A data que nomeia a rua homenageia o dia em que Tiradentes foi enforcado, em 21 de abril de 1792. No local, Domingos da Silva Xavier, que usava o pseudônimo de Joaquim José Ferreira, foi preso em 24 de agosto de 1790 sob a acusação de ser comprador de diamantes. Durante as investigações, descobriu-se que ele era, na verdade, um padre mineiro fugido de Mariana para escapar da perseguição aos inconfidentes.
Após sua prisão, Domingos foi levado para o Rio de Janeiro e, posteriormente, deportado para Portugal. A casa onde ele residiu pertence hoje à família Dalbian, tendo sido habitada por Manuel Ribeiro da Dalbian, ex-presidente da Imprensa Oficial, e frequentada pelo professor Ezequiel de Siqueira, autor da letra do hino de Cuiabá.
A revelação do historiador resgata uma parte importante da história do Brasil e de Cuiabá, conectando a cidade aos eventos que marcaram a luta pela independência do país.
Leia mais: Jayme promete pagar lua de mel do casamento da neta: "Até no Copacabana Palace"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).