Um apresentador da emissora KOCO 5, de Oklahoma City (EUA), foi comparado a um gorila por uma colega de bancada durante telejornal da emissora.
Alex Housden, uma jornalista branca, estava encerrando uma reportagem sobre um gorila no zoológico da cidade, quando fez o comentário:
"Ele é meio parecido com você."
A apresentadora estava se referindo a Jason Hackett, que é negro.
Inicialmente, Hackett sorriu sem graça e comentou:
"É, parece um pouco mesmo."
A discussão acabou nas redes sociais. A conduta de Housden foi classificada de "desrespeitosa" e "chocante". A jornalista também foi duramente criticada no Facebook. Muitos pediram a demissão de Alex. Um internauta comentou:
"Estou chocado com o seu racismo no ar e com o seu desrespeito com um colega de trabalho e todos os afroamericanos."
No dia seguinte, no ar, Housden pediu desculpas a Hackett, que as aceitou prontamente, destacando que eles são amigos fora do ar.
"Estou aqui para me desculpar não apenas com o meu colega de trabalho, mas com toda a comunidade. Disse algo inapropriado e feri pessoas", declarou Alex, que teria chorado diante das câmeras. - lágrimas que foram chamadas "de crocodilo" por alguns telespectadores.
O apresentador fez questão de ressaltar que o comentário da colega "o feriu profundamente e feriu também boa parte da comunidade".
"Quero que este seja um momento de aprendizado. A lição aqui é que as palavras importam, não há dúvida sobre isso. Estamos nos tornando um país mais diversificado e não há desculpas. Temos que entender os estereótipos. Temos que entender as origens do outro e as palavras que machucam profundamente. Temos que encontrar uma maneira de substituir essas palavras por amor e palavras de afirmação também", afirmou.