26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 16:15 - A | A

Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 16h:15 - A | A

denúncias gravíssimas

Senadores pedem para PF investigar suposta manipulação de resultados no Brasileirão

Denúncias partiu do empresário norte-americano John Textor, dono da SAF do Botafogo

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

Os senadores Jorge Kajuru (PSB-GO) e Eduardo Girão (Novo-CE) encaminharam ofício à Polícia Federal requerendo investigação sobre as declarações do dono da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Botafogo, o empresário norte-americano John Textor, sobre uma suposta manipulação de partidas do Brasileirão 2023. Cabe ao diretor da instituição, Andrei Rodrigues, decidir se abre ou não uma investigação.

De acordo com os parlamentares, Textor afirmou possuir provas concretas, incluindo gravações, que apontam para a prática de suborno por parte de árbitros de futebol, bem como a conivência de jogadores, em pelo menos dois incidentes distintos. Segundo ele, o primeiro, refere-se à venda de resultados por cinco jogadores do São Paulo Futebol Clube, e o segundo, à alegada compra de arbitragens pelo time do Palmeiras, visando ganhar o Campeonato Brasileiro.

No documento, os senadores citam que a Procuradoria do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) está preparando uma denúncia contra o empresário norte-americano, devido à sua falha em entregar as supostas evidências de corrupção no futebol. John Textor desconsiderou o prazo de três dias concedido pelo tribunal e não apresentou as provas que alegou possuir até o dia 06 de março.

Diante disso, os congressistas solicitaram a investigação do caso por parte da Polícia Federal. “Entendo que a Polícia Federal, por sua competência e imparcialidade, é a instituição mais adequada para conduzir essa investigação, garantindo a transparência e a eficácia do processo. Portanto, solicito formalmente que a Polícia Federal inicie uma investigação completa e rigorosa sobre as denúncias feitas, e obtenha as referidas provas, se elas de fato existirem, com o objetivo de esclarecer os fatos. Por fim, se necessário, que seja promovida a devida responsabilização dos envolvidos”, diz trecho do documento, no qual sugeriu ainda a convocação John Textor, a prestar esclarecimentos sobre as denúncias.

Leia Também - Deputado denuncia procurador-geral de MT na Corregedoria e cobra punição ou afastamento

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760