O Senado aprovou nesta quarta-feira (1º.11) projeto de lei cria um programa para diminuir a fila de espera para a realização de perícias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O texto vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
No texto, consta a iniciativa irá abarca processos com mais de 45 dias de análise ou que já tenham expirado. O Governo irá pagar bônus de produtividade, sendo R$ 68 para servidores e de R$ 75 para peritos, que atuarão na redução da fila de espera dos beneficiários.
O bônus não será incorporado aos vencimentos, à remuneração ou aos proventos das aposentadorias e das pensões, assim como não servirão de base de cálculo para benefícios, vantagens ou para a base de contribuição previdenciária do servidor.
Poderão participar do programa funcionários que ocupam cargos nas carreiras do seguro social, perito médico federal, supervisor médico-pericial e perito médico da previdência social, que atuem no INSS ou no Ministério da Previdência Social.
O projeto prevê ainda que os serviços médicos periciais do INSS poderão ser feitos por telemedicina, assim como a análise documental poderá ser feita em dias não úteis.
Leia Também - Secretária de MT culpa incompreensão de fiscais por multas em áreas com autorização