A ex-deputada federal Professora Rosa Neide (PT) se reuniu nesta terça-feira (02.04), com o ministro das Cidades, Jader Filho, para discutir a situação das famílias despejadas do assentamento Brasil 21, em Cuiabá, região do Contorno Leste.
Acompanhada do deputado estadual Valdir Barranco (PT), do presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), Eduardo Botelho e do deputado estadual Wilson Santos (PSB), Rosa Neide articulou com o ministro a necessidade do Governo Federal promover a construção de moradias às famílias. Ela relatou ao ministro, que durante a desocupação houve uso excessivo da força policial, colocando em risco mulheres, crianças e idosos, que estavam ocupando o local.
Fotos: Marcelo Camará/Ministério das Cidades
Comitiva mato-grossense se reúne Ministério das Cidades
"É muito triste, ministro, ver o sofrimento dessas famílias que ocuparam a área em busca de um direito fundamental, o acesso à moradia. Precisamos agir para que outras famílias que ocupam a região não sejam despejadas, aumentado o drama social na Capital de Mato Grosso", declarou a ex-deputada.
Jader Filho externou sua solidariedade às famílias e colocou o Governo Lula à disposição para encaminhamento de solução. Entretanto, destacou que o Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura de Cuiabá precisam entrar em entendimento sobre a desapropriação dessas áreas do Contorno Leste, que são alvo de disputa judicial. "Estou à disposição do Estado e da Prefeitura para que juntos encontremos uma solução."
Durante a reunião, Rosa Neide também afirmou que se reuniu com a vice-presidente de Habitação da Caixa Econômica Federal, Inês da Silva Magalhães, que também se colocou à disposição para apoiar. Contudo, o primeiro passo é a compra das áreas que precisa ser efetuada pelo Estado e Prefeitura.
Leia também: Cuiabá em alerta para a Febre Oropouche
Com informações da assessoria