12 de Setembro de 2024
12 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Domingo, 18 de Agosto de 2024, 19:15 - A | A

Domingo, 18 de Agosto de 2024, 19h:15 - A | A

228 municípios brasileiros

Ministra diz que aproximadamente 1 milhão de pessoas realizaram o Concurso Nacional Unificado

A ministra disse que o número de abstenção está dentro do esperado

Gislaine Morais/VGN

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em entrevista coletiva na noite deste domingo (18.08), confirmou que aproximadamente 1 milhão de pessoas participaram das provas do Concurso Nacional Unificado. Dweck destacou que houve inscrições em praticamente todos os municípios brasileiros.

"Creio que isso nunca ocorreu em um concurso público federal. Houve apenas 10 municípios onde não registramos inscrições. Isso significa que alcançamos uma amplitude enorme. Um concurso dessa magnitude foi realizado em 228 cidades brasileiras, um número que nos surpreendeu bastante. Estamos satisfeitos com esse resultado", afirmou Esther.

A ministra lembrou que, ao criar o Ministério, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ressaltou a importância de incluir inovação e gestão pública no nome da pasta. "Ele [Lula] reforçou que se trata de uma inovação na forma de contratar pessoas", acrescentou.

Esther também mencionou a inovação no que diz respeito à diversidade cultural e étnico-racial, destacando que mais de 400 mil pessoas se inscreveram por meio de cotas para negros, pessoas com deficiência (PCD) e indígenas, no âmbito da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Em relação às intercorrências durante o dia, Dweck explicou que foram muito poucas, cerca de 0,2%, envolvendo imprevistos como falta de energia. No entanto, nenhuma sala deixou de realizar a prova por esse motivo. "Houve pequenos atrasos, mas nada que afetasse a realização das provas", concluiu.

Sobre o índice de abstenção, a ministra declarou que o percentual final ainda está sendo apurado. No entanto, estimou que esteja em torno de 52% a 53%, o que está dentro do esperado.

A ministra agradeceu o apoio do presidente Lula, os governadores e Prefeituras, além das equipes das Polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros (CBM) que acompanharam todo esse domingo e também nas escoltadas das provas. 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos informou na tarde deste domingo (18) que houve registros de candidatos que, após realizarem as provas do turno da manhã, se recusaram a devolver o caderno de questões, o que é proibido pelo edital do concurso. O ministério informou que os candidatos que se enquadram nessa situação serão eliminados.

Leia matéria relacionada - 'Enem dos Concursos': candidatos que saíram com caderno de questões serão eliminados

Confira coletiva na íntegra:

 

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760