“A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, escreveu o presidente Lula no Twitter, sobre a vitória do candidato da extrema-direita da Argentina, Javier Milei, 53 anos, que venceu de virada com 55,80% dos votos apurados, enquanto Sergio Massa obteve 44,20%.
Javier Milei, que havia ficado em segundo lugar, no primeiro turno das eleições presidenciais em 22 de outubro, venceu Massa com uma diferença de sete pontos. Massa reconheceu a derrota em um discurso à nação, parabenizando Milei pela vitória. Com uma participação de 76% dos eleitores, um pouco abaixo do primeiro turno, Milei, fundador do partido A Liberdade Avança, é eleito presidente.
A campanha, marcada por momentos acirrados e considerada uma estratégia de medo pelo candidato, não conseguiu superar o sentimento antikirchnerista e a vontade de mudança expressa por milhões de argentinos. Este resultado marca a pior derrota do peronismo e do kirchnerismo em 40 anos de democracia.
A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica.
— Lula (@LulaOficial) November 19, 2023
Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A…