O Ministério da Fazenda, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e entidades internacionais, apresentou nesta segunda-feira (26.02) o programa “Eco Invest Brasil”, voltado para capital privado externo e proteção cambial.
Segundo o Governo, o programa tem como objetivo incentivar investimentos estrangeiros em projetos sustentáveis no país e oferecer soluções de proteção cambial, para que os riscos associados à volatilidade de câmbio sejam minorados e não atrapalhem esses investimentos tão cruciais para a transformação ecológica brasileira.
O programa também irá apoiar o desenvolvimento, a liquidez e a eficiência do mercado brasileiro de proteção de longo prazo em moeda estrangeira no país.
“Quando se fala em viabilizar operações com recursos do exterior, refere-se a alavancar os recursos já disponíveis no Brasil. Para isso, serão fornecidas linhas de crédito a custo competitivo para financiar parcialmente projetos de investimentos alinhados à transformação ecológica que se utilizem de recursos estrangeiros”, diz trecho da nota do Ministério da Fazenda.
Além disso, fomentará maior integração das companhias brasileiras com investidores e com o sistema financeiro internacional, como também impulsionará os investimentos verdes no país.
O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destinará US$ 5,4 bilhões (ou R$ 27 bilhões) para fomentar a entrada de recursos estrangeiros em projetos sustentáveis no país.
Leia Também - Carro pega fogo em frente ao Ginásio Verdinho em Cuiabá