03 de Dezembro de 2024
03 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Fatos de Brasília Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024, 08:46 - A | A

Segunda-feira, 02 de Dezembro de 2024, 08h:46 - A | A

em 2026

Forças Armadas publicam regras sobre alistamento militar feminino obrigatório

Alistamento feminino será voluntário em 2025

Lucione Nazareth/Fatos de Brasília

O Ministério da Defesa publicou portaria nesta segunda-feira (02.12) sobre as regras do alistamento militar para jovens brasileiros do sexo masculino e feminino que completam 18 anos em 2026.  

O alistamento militar para os homens é obrigatório e, caso não seja realizado, o jovem fica em débito com o Serviço Militar, não podendo realizar algumas atividades como obter passaporte e a carteira profissional, além de pagar uma multa. 

Em 2025, o alistamento feminino será voluntário, e a partir de 2026 passa a ser obrigatório.

Leia Também - Lula publica regras para alistamento militar feminino; confira

Segundo o documento, as inscrições poderão ser realizadas desde 1º de janeiro e terminam em 30 de junho. O alistamento militar pode ser feito de maneira online pelo site oficial [https://alistamento.eb.mil.br] ou presencialmente na Junta de Serviço Militar.  

Para realizar o alistamento, tanto presencial quanto online, é necessário ter em mãos os seguintes documentos: documento oficial com foto (carteira de identidade; carteira de trabalho; carteira profissional; ou outro documento público); comprovante de residência ou declaração assinada; a certidão de nascimento ou, no caso de brasileiro naturalizado, a prova de naturalização ou certidão do termo de opção (prova equivalente). Confira as demais regras no link: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-gm-md-n-5.484-de-28-de-novembro-de-2024-598868184.

Etapas do alistamento militar  .

Após a inscrição, você poderá seguir para a seleção geral, na qual passará por exames médicos e físicos, além de testes de conhecimentos gerais e psicológicos, e entrevista; ou será dispensado ou considerado excesso de contingente.  

Se dispensado  

Se você foi dispensado ou considerado excesso de contingente, seu próximo passo é pagar uma taxa de R$ 5,65 e realizar o juramento à bandeira nacional de forma presencial. Feito isso, você receberá o certificado em cerimônia cívica apropriada.  

A documentação necessária para essa etapa é: carteira de identidade e comprovante de pagamento da taxa militar.  

Seleção geral  

Caso tenha sido selecionado para a seleção geral, você receberá um email ou SMS com a data, hora e local de onde deverá comparecer para seguir o processo.  

Se o alistamento foi realizado de forma presencial, o local de apresentação será informado pelo servidor público que prestou o atendimento.  

Seleção complementar

Se declarado apto na seleção anterior, você deverá participar da seleção complementar, comparecendo na organização designada (Marinha, Exército ou Aeronáutica) na data e hora prevista.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760