A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) iniciou nesta sexta-feira (15.03) um mutirão para que consumidores possam renegociar dívidas em atraso com bancos de todo o país. A negociação poderá ser realizada até 15 de abril.
No “Mutirão de Negociação e Orientação Financeira”, como foi batizado, os bancos devem oferecer melhores condições para o pagamento de dívidas contraídas em diversas modalidades, como cartão de crédito, cheque especial e crédito consignado, entre outros.
Para fazer a renegociação, o consumidor pode falar diretamente com a instituição financeira em que a dívida foi contraída, ou acessar o portal consumidor.gov.br. Além dessa opção, é possível renegociar as dívidas por meio do Sistema de Atendimento ao Consumidor Proconsumidor - que reúne os pedidos e reclamações recebidos pelos Procons e Defensorias Públicas.
O mutirão é uma iniciativa da Febraban em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.
Lista de bancos e financeiras participantes: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco Carrefour, Banco BMG, Banco Daycoval, Banco Fibra, Banco Inter, Banco do Nordeste, Banco Original, Banco Semear, Banco BV, Banpará, Banrisul, Cetelem, C6 Bank, Digimais, Inbursa, NBC Bank, Paraná Banco, Senff e Tribanco.
Leia Também - Vereador anuncia inauguração de duas creches em VG e destaca emendas de sua indicação