A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde em maio para os consumidores de energia elétrica, sem adicional na conta de luz.
Conforme a Aneel, devido às condições favoráveis de geração de energia, a bandeira tarifária deve permanecer verde até o final do ano. Há 25 meses o país tem adotado a bandeira verde, após o fim da escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias indica aos consumidores os custos da geração de energia no país, e busca e atenua os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.
"Com as bandeiras tarifárias, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta. Pela regra anterior, que previa o repasse somente nos reajustes tarifários anuais, o consumidor não tinha a informação de que a energia estava cara naquele momento e, portanto, não tinha um sinal para reagir a um preço mais alto", diz trecho do comunicado.
Leia Também - Donos de frigoríficos firmam acordo e devolverão R$ 5,1 milhões ao Estado