O Vasco entrou em campo visando o clássico de domingo (04.02), contra o Flamengo, e isso custou caro. A equipe Cruzmaltina poupou os titulares e acabou perdendo por 2 a 0 para o Nova Iguaçu, pela quinta rodada do Campeonato Carioca, na noite dessa quarta-feira (31.01). O jogo marcou a primeira derrota do Vasco neste ano.
Ramón Díaz, técnico do clube, optou por um elenco misto no início da partida e isso fez com que o Vasco pouco avançasse ou conseguisse criar lances perigosos. E apesar de ter feito mudanças no segundo tempo, colocando alguns titulares em campo, a troca não foi suficiente para evitar a derrota.
Outro fator que dificultou para o Vasco foi a arbitragem ruim, que mais uma vez foi duramente criticada pelos vascaínos. Desta vez, houve dois lances que motivaram os questionamentos sobre a arbitragem escolhida, duas entradas duras em Rossi. Em uma delas, Cayo Tenório, lateral do Nova Iguaçu, dá uma dura entrada na canela do atacante. O lateral-direito já tinha cartão amarelo, entretanto, o árbitro não marcou a falta e o jogador não foi corretamente expulso.
Emiliano Díaz, auxiliar técnico, afirmou que uma rodagem está sendo feita no elenco, visando não desgastar os jogadores. Para ele, o Carioca é como uma preparação para a temporada.
"A rodagem do elenco está clara. Estamos em preparação, jogadores não podem jogar a cada três dias, é impossível. Porque senão, na metade do ano, não tem mais jogadores. Mas no clássico a gente vai jogar com todos, a torcida pode ficar tranquila", afirmou Emiliano, reforçando saber a importância de dar essa resposta no primeiro clássico do ano.
O Vasco entra em campo novamente no próximo domingo (04), contra o Flamengo, no Maracanã. A partida é considerada o primeiro teste para valer de 2024, sendo uma oportunidade de ver como a equipe Cruzmaltina irá reagir sem Paulinho, que teve uma ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e deve ficar cerca de oito meses fora dos gramados.
Resposta da Ferj em relação à arbitragem
Diferente do jogo contra o Bangu, quando o árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano foi duramente criticado e passou somente por uma reciclagem, o juiz da partida dessa quarta-feira (31), João Marcos Gonçalves Fernandes, foi afastado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) após "falhas gritantes na parte disciplinar", a decisão chegou em menos de uma hora após o fim do jogo.
Em nota, a Ferj alegou que João Marcos cometeu falhas disciplinares, além de estar fora do padrão de excelência estabelecido. Confira nota:
Por verificar falhas gritantes na parte disciplinar da arbitragem de Nova Iguaçu x Vasco, completamente em desacordo com as instruções do Departamento de Árbitros e fora do padrão de excelência estabelecido como regra pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro, o Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ) decide pelo afastamento do juiz João Marcos Gonçalves Fernandes da relação de árbitros do Campeonato Carioca 2024.
Leia também - Lula cria secretaria para fiscalizar apostas esportivas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).