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Economia Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2015, 09:25 - A | A

Quarta-feira, 14 de Janeiro de 2015, 09h:25 - A | A

Vendas no comércio crescem 0,9% em novembro, aponta IBGE

Maiores altas partiram de papelarias, veículos e móveis e eletrodomésticos

G1.com

As vendas no varejo tiveram de alta de 0,9% em novembro, na comparação com outubro, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação de novembro de 2014 com o mesmo mês do ano anterior, houve aumento de 1% - o menor, considerando esse tipo de comparação, desde novembro de 2003, quando foi registrada queda de 0,2%.

De outubro para novembro, a receita nominal do comércio varejista subiu 1,4% e na comparação anual, 7,1%. Ambos resultados tiveram ajuste sazonal, que iguala as bases de comparação entre dois períodos.

As maiores altas em novembro - diante de outubro - partiu de livros e papelarias, veículos e móveis e eletrodomésticos.

No ano, de janeiro a novembro, as vendas acumulam alta de 2,4%. Em 12 meses, o avanço é maior, de 2,6%. Para os mesmos períodos, a receita apresentou alta de 8,7% e 8,9%, respectivamente.

De outubro para novembro, das dez atividades pesquisadas pelo IBGE, sete registraram aumento nas vendas. No entanto, por outro lado, registraram queda os comércios de  combustíveis e lubrificantes (-0,2%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-0,3%); e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,8%).

Já na comparação anual, mostraram avanço as vendas de outros artigos de uso pessoal e doméstico (9,3%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,9%); móveis e eletrodomésticos (1,6%) e tecidos, vestuário e calçados (1,6%), entre outros. O comércio de livros, jornais, revistas e papelaria tiveram queda nessa base de comparação, -5,3%, bem como o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1.5%).

De acordo com o IBGE, a maior contribuição para o resultado interanual do varejo, em novembro, foi a de outros artigos de uso pessoal e doméstico. "Por englobar lojas de departamentos, joalheria, artigos esportivos e brinquedos, segmentos bastante sensíveis ao movimento natalino, seu desempenho indica antecipações de compra, especialmente artigos de enfeites para o Natal, fato já observado em anos anteriores", diz o instituto, em nota.

O comércio varejista ampliado, que inclui o varejo mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou variação positiva pelo terceiro mês seguido no volume de vendas (1,2%) em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo período de 2013, a queda foi de 2,7% e nos acumulados do ano, de -1,6%, e em 12 meses, de -1,2%.

Comércio de Roraima

Das 27 unidades da federação, 23 registraram resultados positivos na comparação anual, com destaque para Roraima (18,4%), Amapá (17,3%), Acre (9,4%), Rondônia (9,2%), e Tocantins (5,4%).

Mostraram queda os comércios de São Paulo (-0,3%), Espírito Santo (-1,3%), Mato Grosso (-1,9%) e Distrito Federal (-2,7%).

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