As taxas de juros das operações de crédito tiveram alta no início de 2014, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta segunda-feira (10).
A taxa de juros média geral para pessoa física passou de 5,60% ao mês em dezembro de 2013 para 5,65% em janeiro 2014. Segundo a Anefac, é a maior desde setembro de 2012.
Das taxas de seis linhas de crédito pesquisadas, a de cartão de crédito rotativo ficou estável e cinco ficaram maiores (juros do comércio, cheque especial, empréstimos pessoais em bancos e em financeiras e crédito direto ao consumidor para automóveis).
“Essa situação é reflexo do aumento da Taxa Básica de Juros (Selic) promovida pelo Banco Central em 15 de janeiro passado”, diz o diretor executivo de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, em nota.
Quanto às taxas de juros para pessoa jurídica, passaram de 3,25% ao mês em dezembro para 3,29% mensais no mês seguinte, também a maior desde setembro de 2012.
Perspectivas
A entidade aposta em uma nova elevação da Selic, devido "aos atuais indicadores de inflação, que mostram pressões inflacionárias, e ao fato de o índice oficial de inflação estar bem acima do centro da meta do Banco Central".