A Caixa Econômica Federal emitiu um alerta nessa terça-feira (17.09) para que os trabalhadores tomem cuidado com golpes que estão sendo aplicados por criminosos por meio do saque imediato de R$ 500 por conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Segundo a instituição, criminosos estão se passando por funcionários da Caixa para aplicar golpes por meio de falsa promessa de que agilizaria o saque do dinheiro sem que o trabalho precise enfrentar filas nas agências bancárias.
No golpe, o criminoso cita dados pessoais, informações sobre contas do trabalhador e até um valor aproximado a ser sacado, na tentativa de convencer o trabalhador de que ele (golpista) é funcionário da Caixa. Ao final, o golpista marca dia e a hora para a retirada do dinheiro.
Os golpes estariam sido aplicados por meio de mensagens via e-mail, SMS e WhatsApp.
A Caixa Econômica Federal informou que que não envia mensagens sobre os saques das contas vinculadas do FGTS, como também não solicita agendamento para atendimento presencial, e nem pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.
A instituição disse ainda que os cidadãos busquem informações sobre o FGTS por meio do seu site (www.caixa.gov.br), pelo endereço fgts.caixa.gov.br, pelo App FGTS, pelo telefone 0800-724-2019 ou em suas agências.