A Caixa Econômica Federal informou que desde a última segunda-feira (03.01) está liberando o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores. As retiradas ocorrem conforme o mês de aniversário do trabalhador.
De acordo com o banco, neste mês cerca de 1,3 milhão de cotistas nascidos em janeiro devem fazer o saque.
Os interessados na modalidade podem fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS, pelo site, nos caixas eletrônicos da Caixa ou nas agências do banco. O prazo para adesão à possibilidade, implementada em 2019, é 31 de janeiro. A retirada do dinheiro por quem optou pelo saque-aniversário pode ser feita até dois meses depois (31 de março).
Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.
Importante destacar que o trabalhador que optar pelo saque-aniversário e depois mudar de ideia terá que esperar o período de 24 meses para a mudança ser efetivada. Já quem preferir ficar no modelo tradicional de acesso ao FGTS, chamado agora de saque-rescisão — e ter direito a sacar o saldo integral em caso de demissão — não precisa fazer nada.
Leia Também - Apostador de Cuiabá fatura R$ 715 mil na Lotofácil; confira
Confira o calendário do saque-aniversário em 2022
Mês de nascimento Período de pagamento
Janeiro 3 de janeiro a 31 de março
Fevereiro 1º de fevereiro e 29 de abril
Março 2 de março a 31 de maio
Abril 1º de abril a 30 de junho
Maio 2 de maio a 29 de julho
Junho 1º de junho a 31 de agosto
Julho 1º de julho a 30 de setembro
Agosto 1º de agosto a 31 de outubro
Setembro 1º de setembro a 30 de novembro
Outubro 3 de outubro a 30 de dezembro
Novembro 1º de novembro a 31 de janeiro de 2023
Dezembro 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2023