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Economia Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2013, 13:00 - A | A

Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2013, 13h:00 - A | A

Ministério abre processo para apurar se Banco do Brasil fez cobranças indevidas

Se confirmada a irregularidade, banco pode ser multado em R$ 6,2 milhões

G1.com

 

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira (6) que instaurou processo administrativo para apurar se o Banco do Brasil atuou de forma irregular ao cobrar indevidamente o valor de um seguro sem a prévia solicitação dos clientes. A abertura do processo foi publicada nesta quarta no "Diário Oficial da União".

O G1 procurou a assessoria de imprensa do banco e aguarda resposta.

O departamento informou que recebeu denúncias de consumidores e já ouviu a empresa. A apuração preliminar encontrou "sérios indícios de infração aos direitos básicos do consumidor e de prática comercial abusiva no fornecimento do seguro".

Conforme o departamento, o consumidor tem o direito de "obter informação adequada e clara sobre os produtos e serviços ofertados e efetivamente contratados". "O consumidor jamais deve ser cobrado por algo que nunca solicitou”, diz material divulgado nesta quarta.

O banco terá dez dias a partir da notificação da abertura do processo para apresentar defesa. Segundo o departamento do Ministério da Justiça, se confirmada a irregularidade, o Banco do Brasil poder[a ser multado em até R$ 6,2 milhões, punição prevista no Código de Defesa do Consumidor.

 

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