Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que 357 mil pessoas residentes em Mato Grosso declararam que nunca tiveram a oportunidade de frequentar uma escola ou creche no Estado em 2010. O número corresponde a 12% da população mato-grossense, que passa dos 3 milhões de habitantes.
Pessoas entre 50 e 60 anos representam a maior parcela desse grupo, com 104.083 entrevistados. Ainda segundo o instituto, somente 34. 575 crianças em Mato Grosso no ano de 2010 estavam frequentando uma creche. Já na pré-escola, mais 78.000 estavam nessa etapa da escolarização. No entanto, no mesmo ano, 435.069 pessoas estavam cursando o ensino fundamental, 146.405, o ensino médio e 115 mil o superior.
No topo da escolarização, a fase da pós-graduação, apenas 2.798 pessoas residentes em Mato Grosso disseram estar cursando mestrado. Outras 695 estavam fazendo doutorado em 2010.
Inclusão social - Para Jorcelina Elizabeth Fernandes, doutora do Instituto de educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a falta da inclusão social no sistema educacional se dá por muitos fatores. Ela analisa que a condição socioeconômica é um deles.
“Muitas das vezes as pessoas têm que priorizar as condições financeiras e acabam sendo obrigadas a desviar da escolaridade. Entretanto, hoje, o mercado de trabalho está criando a oportunidade para as pessoas se desenvolverem junto com o crescimento da empresa. Tudo depende do campo de trabalho, que pode afastar ou estimular as pessoas, a buscar a instrução escolar”, pontuou.